TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coesão E Coerência Textual

Ensaios: Coesão E Coerência Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  1.612 Visualizações

Página 1 de 4

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

O texto, falado ou escrito, constitui-se num combinado de palavras e frases entrelaçadas numa sequência significativa.

O texto escrito não pode ser apenas um agrupamento aleatório de ideias, mas deve ter ligações que resultem em uma unidade textual.

Antes de escrever é necessário planejar a escrita, de forma que as relações existentes entre as informações sobre o tema a ser desenvolvido. Chamamos de coesão textual a disposição planejada das ideias que formarão o texto.

A coesão requer a devida conexão entre as palavras, orações períodos e parágrafos, aliada aos recursos textuais necessários que estabeleçam relações de sentido entre as ideias. Esses recursos são: concordância verbal e nominal, o uso de conjunções, conectivos, pontuação, pronomes e a ordem das palavras na frase.

 Vamos treinar

Transforme as ideias das frases a seguir em uma sentença mais elaborada, usando os recursos acima citados.

O padeiro se chama Leonardo.

O padeiro é italiano.

Leonardo fez um bolo.

O bolo era de chocolate.

O bolo ficou maravilhoso.

O bolo logo foi vendido.

A coesão integra um dos requisitos imprescindíveis à construção de todo e qualquer texto. Há, portanto, alguns elementos que funcionam como principais agentes nesse processo, com vistas a fazer com que a mensagem se materialize de forma clara e precisa. Assim sendo, o texto que ora se evidencia a seguir carece de tais elementos, e sua principal tarefa é apontá-los, tendo como base os exemplos sugeridos.

Muito suor, pouca descoberta

O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. _____________ não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade __________ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. ___________ as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, ___________ identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. _________________, é preciso persistência para encarar a profissão, __________ os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ____________ não há faculdade de Arqueologia. _______________, é preciso gostar de viver sem rotina, _______________ o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.

MAS - JÁ QUE - ALÉM DISSO – POIS– ELES–PORÉM–QUE – ONDE - ENTRETANTO

DISSERTAÇÃO

É fato que na maioria dos vestibulares, o gênero normalmente solicitado é a dissertação. Além disso, a todo instante nos deparamos com situações que exigem a exposição de ideias, argumentos e pontos de vista. Em muitas situações somos induzidos a organizar nossos pensamentos e ideias e utilizar a linguagem para dissertar.

Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com