TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colaborador De Caixa

Dissertações: Colaborador De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Contabilidade de Custos

Conceito: a contabilidade de custos ou a contabilidade industrial é um ramo da contabilidade aplicada as empresas industriais. São os procedimentos contábeis e extra-contábeis necessários para se conhecer o quanto custou para empresa industrial a fabricação dos seus produtos, através do processo industrial.

Campo de aplicação: abrange todo o patrimônio das empresas industriais.

Outros conceitos aplicados ao custo:

 Gastos: desembolso a vista ou a prazo para obtenção de bens ou serviço, independentemente da destinação que esses bens ou serviços possam ter na empresa.

 Investimento: compreendem basicamente os gastos com aquisição dos bens de uso e dos bens que serão inicialmente mantidos em estoque para que futuramente sejam negociados, integrados ao processo de produção ou consumidos.

 Custo: compreende a soma dos gastos com bens e serviços, aplicados ou consumidos na fabricação de outros clientes.

 Despesas: compreende os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativas, comercial e financeira, que direta ou indiretamente visam a obtenção de receitas.

 Desembolso: entrega de numerário antes, momento ou depois da ocorrência dos gastos.

 Gasto parte Despesa parte Custo: compreende os gastos que beneficiam ao mesmo tempo a área de produção e as áreas administrativa, comercial e financeira. Neste caso, há necessidade segregar a parcela que será classificada como despesa da parcela que será classificadas como custos.

Gastos de Fabricação

 Materiais: são os objetos utilizados no processo de fabricação, podendo ou não entrar na composição do produto.

a) Matéria- prima: entra na composição do produto de maneira preponderante em relação aos demais materiais.

b) Materiais secundários: entram na composição do produto juntamente com a matéria- prima, completando-a ou ate mesmo dando acabamento necessário ao produto.

c) Matérias auxiliares: embora necessários ao processo de fabricação, não entram na composição dos produtos. Ex: pincel.

d) Matérias de embalagem: destinados a acondicionar ou embalar os produtos antes que eles deixem a área de produção. Ex: isopor/plástico.

 Mão de obra: é o esforço do homem aplicado na fabricação dos produtos. Compreende não só salários, mas também todos os gastos com os benefícios que os empregados tem direito. Acrescentam-se a mão- de- obra os encargos sociais.

 Gastos Gerais de Fabricação (GGF): compreendem os gastos necessários para fabricação dos produtos, que não se enquadram no grupo dos materiais ou da mão- de- obra, são eles: alugueis, energia elétrica, manutenção das fabricas, seguro contra roubo e incêndio, material de higiene e limpeza.

Classificação do Custo de fabricação

1) Em relação aos produtos fabricados, o custo pode ser:

1.1) Custos Diretos: compreendem os gastos com materiais, mão- de- obra e GGF aplicados diretamente na fabricação do produto, são assim denominados porque, além de integrarem aos produtos, suas quantidades e valores podem ser facilmente identificados em relação a cada produto fabricado. Ex: facilmente identificado -> mesa

1.2) Custos Indiretos: compreende os gastos com materiais, mão- de- obra e GGF aplicados indiretamente na fabricação dos produtos, são assim denominados, porque além de não integrarem os produtos, é impossível uma segura identificação de suas quantidades e valores em relação a cada produto fabricado. Ex: não é tão fácil de identificar. Gastos de unidades de cada produto. Material de expediente, quanto que vai aplicar em cada produto. Não afeta diretamente ao produto.

2. Em relação do volume de produção, os custos podem ser:

2.1) Custos Fixos: são aqueles que permanecem estáveis, não importando a quantidade produzida.

São custos fixos: aluguel da fabrica, energia elétrica (utilizada para iluminação da fabrica), salários e encargos do pessoal da manutenção e limpeza, seguro do imóvel, telefone.

OBS: não sofre alteração o valor do aluguel, salário, sempre vai ser o mesmo, não importa quanto produzir.

2.2) Custos Variáveis: são aqueles que variam de acordo com a quantidade produzida. Ex: matéria- prima, mão-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com