TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências De Liderança

Trabalho Escolar: Competências De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

Competências de Liderança

O líder precisa ter flexibilidade na relação com os liderados, sensibilidade e habilidades para atender a diversas demandas.

Há uma questão que desperta grande interesse: É possível ensinar liderança? Respostas de vários autores são: sim, talvez, não.

Diversos autores como Bennis (1996), Drucker(2003) e Boyett(1999) tem diferentes opiniões, dentre elas que bases da liderança são de caráter e julgamento, valores que não se ensinam, outras opiniões que liderança pode e deve ser aprendida, entre outras.

Posso destacar que na minha opinião não é possível ensinar liderança, podemos nos tornar cada vez mais capacitados para nos tornamos líderes cada vez melhores, mas o dom de liderar nasce dentro de cada um.

Para Kouzes e Posner (2003) liderança é um conjunto reconhecível de habilidades e práticas que estão disponíveis para todos e pode ser encontrado em qualquer parte, não apenas nos níveis mais altos das organizações. Muitos líderes não estão escondidos atras de grandes níveis hierárquicos, muitos estão em nossa própria casa, liderando uma família.

O líder apresenta-se como uma pessoa que dirige e inicia uma empresa, centrada antes de mais nada na sua visão pessoal, ele reage de acordo com a sua realidade interior, aí está a diferença de líderes e gerentes, o gerente é alguém que dirige uma empresa de maneira a ser eficiente e eficaz em uma estrutura interna ordenada, regulamentada e hierarquizada.

O administrador é aquele que faz as coisas de maneira certa e tem as seguintes qualificações: controlar, ser autoritário, ser consciente; O líder por sua vez faz as coisas certas”capacitando, arriscando, participando, sendo flexível; Covey(1996) afirma que liderança está mais voltada para fazer as coisas certas, enquanto a gerência se preocupa em fazer certo as coisas, podemos destacar aqui a diferença entre eficácia e eficiência “a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas.”

Se lermos Boyett e Boyett (1999) eles ressaltam alguns aspectos importantes no desenvolvimento do líder: experiências na infância, educação voltada para as artes, experiência profissional e de vida, e treinamento em áreas específicas.

Os líderes estabelecem uma relação de credibilidade com as pessoas por meio de suas ações. A transformação Organizacional tem requerido de 70% a 90% de liderança e apenas 10% de gerenciamento.

Somente na última década boa parte da atenção se transferiu para o desenvolvimento de líderes, pessoas que podem criar e transmitir estratégias.

A gerencia trata basicamente do status quo e a liderança trata principalmente da mudança. Byham (2003) afirma que está cada vez mais difícil encontrar e atrair líderes. Como desenvolver essas lideranças? Que habilidades deve ter o líder? Para Bennis (1996) o foco é visão, segundo Boyett (1999) baseia-se em valores e Covey (1996) a princípios.

Há oito papéis que um líder deve estar preparado para exercer, esses papéis significam atuações que um líder deve estar preparado para exercer, de acordo com o contexto da situação, são eles: mentor, facilitador, monitor, coordenador, diretor, produtor, negociador e inovador. Esses papéis vão exigir sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com