TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepçao De Leitura

Pesquisas Acadêmicas: Concepçao De Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.889 Palavras (12 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 12

CONCEPÇÃO DE LEITURA:

De forma geral, entende-se por leitura, a capacidade de decifrar um conjunto de símbolos, neste caso letras agrupadas para a exibição de uma ideia. Porém a simples decodificação desses símbolos não pode ser considerada leitura, pois para tal é necessária a interpretação e a compreensão das ideias expostas, criando entre o autor e o leitor uma interação.

O habito de ler é de extrema importância para que se desenvolva o raciocínio, senso crítico e a capacidade de interação.

O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário.

ESTRATÉGIA DE LEITURA:

São mecanismos criados para facilitar a leitura e a compreensão dos textos. Dentre esses podemos citar:

Leitura em voz alta – enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.

Exposição de pensamentos – é quando o leitor expõe, verbaliza o que está pensando a respeito do que lê. Esta prática desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que perceba.

Identificação dos fatores chaves – o ledor identifica os elementos mais importantes da narrativa: os verbos, as personagens, as características e qualidades principais. Qual o objetivo do texto? E para qual tipo de leitor? Qual o posicionamento do autor: a favor ou contra? Perguntas como estas são feitas e respondidas pelo próprio leitor depois de analisadas novamente no texto.

Representação visual dos acontecimentos – à medida que lê, o indivíduo faz reproduções mentais acerca dos fatos. Dessa forma, o conteúdo é internalizado através das imagens obtidas através da leitura.

Antecipação das informações – diz respeito ao conhecimento prévio que o leitor possui a respeito do que lê. Assim, enquanto faz a leitura vai se lembrando do que já sabe sobre o tema abordado e presumindo o que virá a seguir. Este método causa tranquilidade e conforto.

Questionário – fazer perguntas sobre o texto torna a leitura fácil para algumas pessoas. Trata-se de elaborar um questionário sobre a leitura, o qual é respondido pelo próprio leitor, claro. Porém, há a possibilidade do mesmo tecer uma pergunta ao lado de cada parágrafo que julgar mais importante. Assim, quando ler a pergunta que fez, saberá do que se trata o parágrafo em questão.

Resumo – fazer uma síntese do texto à medida que lê. A cada período mais importante, o leitor escreve uma oração que o resume em um papel ou então no próprio livro, ao lado do parágrafo (faça isso, caso o livro seja seu).

Essas práticas produzem gosto pela leitura e aprimoramento, tornando-a mais prazerosa e satisfatória.

LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO:

Vai além da simples compreensão do texto. É interpreta-lo de acordo com nossos conhecimentos, o que pode gerar ligações com fatos particulares do leitor, tornando a leitura de um mesmo texto uma experiência diferente para cada pessoa.

O leitor, ao entrar em contato com o texto produzido, deve estar atento à intencionalidade do autor, pois, só em contato com o composto textual e compreendendo a intencionalidade deste, aquele será capaz de recriar este mundo a partir daquilo que entende e conhece da vida e de outros textos. O leitor deve estar atento às citações dentro do texto lido e atento também ao contexto em que o texto está

sendo empregado, pois um mesmo texto pode ter vários sentidos dependendo da capacidade que o leitor tem de relacionar figuras e temas ou seja, capacidade interpretativa, dos conhecimentos textuais, enciclopédicos e situacionais e também do emprego do texto em vários tipos de contextos. Pois, um dado enunciado pode ter diferentes significados dependendo do contexto em que é empregado.

GENEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA.

ARTIGO DE OPINIÃO: O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao âmbito jornalístico e tem por finalidade a exposição do ponto de vista acerca de um determinado assunto. Tal qual a dissertação, ele também se compõe de um título, um parágrafo introdutório o qual se caracteriza como sendo a introdução, ao explanar de forma geral sobre o assunto do qual discutirá.

Dilma perdoou dívida de países africanos de olho em 2014

Por Otávio Cabral, na nov a edição de VEJA:

Na comemoração dos cinquenta anos da fudação da União Africana, realizada na semana passada na Etiópia, a presidente Dilma Rousseff deu aos anfitriões um presentão de 840 milhões de dólares. O valor equivale ao total da dívida que doze países do continente haviam contraído com o Brasil e que a partir de agora não terão mais de se preocupar em pagar. O governo brasileiro os perdoou.

Foi o pragmatismo eleitoral, mais do que a solidariedade aos povos sofredores, que orientou a decisão da presidente Dilma de perdoar a dívida dos países africanos. A questão é que empreiteiras, mineradoras e produtoras agrícolas que querem atuar nesses países com financiamento do BNDES (o órgão acaba de aprovar a criação de um escritório de representação na África do Sul). Ocorre que a legislação impede a concessão de benefícios a nações com dívidas atrasadas junto ao Brasil. Ao abrir mão da cobrança dos débitos, medida que ainda precisa ser aprovada pelo Senado, o governo pretende remover essa barreira – e deixar o caminho livre para as empresas amigas

NOTICIA: Pauta-se por relatar fatos condicionados ao interesse do público em geral, a linguagem necessariamente deverá ser clara, objetiva e precisa, isentando-se de quaisquer possibilidades que porventura tenderem a ocasionar múltiplas interpretações por parte do receptor.

USP: melhor universidade da América Latina pelo 3º ano

A Universidade de São Paulo (USP) encabeça, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking de melhores instituições de ensino superior da América Latina. A lista, elaborada pela Quacquarelli Symonds (QS), consultoria britânica especializada em educação superior, foi divulgada nesta terça-feira. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com