TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção De Leitura

Artigos Científicos: Concepção De Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Concepção de Leitura

Devemos cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens para formação de bons leitores.

Destacam-se tais questões: o que é ler, para quê ler e como ler. As perguntas serão respondidas de modos diferentes. Decorrente a concepção de sujeito, de língua, de texto e sentido, revelarão uma concepção de leitura.

Estratégias de Leitura

Estratégias de leitura são as ações do leitor que ocorrem durante a leitura. Por exemplo, durante a leitura, a informação que o texto passa para o leitor, faz com que ele se questione, chegue á conclusão antes mesmo de saber, o que pode acontecer na próxima ação do personagem, ou até mesmo o texto pode conter informações que faça com que o leitor critique, ou curiosidade que ele possa querer pesquisar depois.

Estratégias de leitura é um resultado que ocorre pelo fato do leitor se interagir com o texto, se sentir atraído por aquilo que está sendo lhe informado.

Leitura e produção de sentido

Constitui-se em levar em conta os conhecimentos do leitor, condição fundamental para o estabelecimento da interação com maior ou menor intensidade, durabilidade e qualidade.

Visto que, na atividade de leitura, ativamos: lugar social, vivências, relações com o outro, valores da comunidade e conhecimentos textuais.

A leitura e a produção de sentidos são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimentos da língua e das coisas do mundo (lugares sociais, crenças, valores, vivências).

Apesar disso, não supomos que o leitor possa ler qualquer coisa em um texto, pois, o sentido não está apenas no leitor, nem no texto, mas na interação autor-texto-leitor.

Por isso, é de fundamental importância que o leitor considere na e para a produção de sentidos as “sinalizações” do texto, além dos conhecimentos que possui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com