TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção De Leitura

Artigos Científicos: Concepção De Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura e os Sentidos do Texto

Concepção de Leitura

A Leitura é uma atividade essencial na nossa vida, deve fazer parte do nosso cotidiano. Objetivando compreender um pouco mais sobre essa atividade e sua importância, abordaremos algumas concepções de leitura.

O foco de atenção é, o autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções.

A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linha de lógica, uma vez que “tudo está dito no dito”. Se na concepção anterior, ao leitor cabia o reconhecimento das intenções do autor, nesta concepção, cabe-lhe o reconhecimento do texto. Em ambas, porém, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento, de reprodução.

Foco na interação autor - texto - leitor: nesta concepção a leitura é, uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realizam evidentemente com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo. Assim, a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

A concepção de leitura varia de acordo com a concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido do leitor. Segundo Koch (2006:10), diferentes modos de ler o texto revelam diferentes leituras.

Leitura é uma atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor; a interação leitor texto com propósitos constituídos, e o sentido está centrado no autor, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções (Koch & Elias, 2006:10).

Leitura é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo (Koch e Elias, 2006:11).

Leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto

LEITURA é uma ..

Atividade de reprodução (foco no texto e no autor)

Atividade de reconhecimento (foco no texto e no autor)

Atividade de interação (foco no texto, no leitor e no autor)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com