TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Em Pesquisa

Exames: Conhecimento Em Pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento sobre processos de pesquisa é a condição essencial para se desenvolver atividades científicas, Esta é a suposição para planejar, elaborar e desenvolver um projeto de pesquisa que se constitui na produção de conhecimentos válidos perante a sociedade e a comunidade científica.

Para elaborarmos um projeto de pesquisa, se faz necessário a compreensão do significado de pesquisa.

Segundo Ander-Egg (in Lakatos, 2001) pesquisa “é um procedimento reflexivo sistemático controlado e crítico, que permite descobrir fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”. Assim, o resultado desta busca reflexiva é conhecer verdades parciais (p.155).

Para se realizar uma pesquisa, se faz necessário a observação de métodos e caminhos técnicos.

Para elaborar uma pesquisa científica, devemos considerar que o planejamento é uma etapa inicial, que decide os rumos da pesquisa considerando a formulação do problema; construção de hipóteses; definição de metodologia com a identificação do tipo de pesquisa, tipo de amostragem, coleta e levantamento de dados, análise e interpretação de resultados, dentre outros procedimentos.

Essas escolhas são apresentadas no projeto de pesquisa, através de documento, servindo como parâmetro para realização das atividades.

Nessa etapa o pesquisador deve identificar o papel do projeto como um todo para lhe dar seu devido valor.

Outro aspecto essencial na própria elaboração da pesquisa observado pconforme Severino, é a etapa em que o pesquisador debruça-se na definição do tema, qual seja “a sua relevância”. Então alerta, que possua uma relevância não somente “acadêmica”, mas, principalmente, “social”. Assim, afirma ele que “na sociedade brasileira, marcada por tantas e tão graves contradições, a questão da relevância social dos temas de pesquisa assume então um caráter de extrema gravidade”.(Severino, 2000, p.159).

Há uma discussão importante entre as diversas correntes teóricas a cerca do papel da ciência ou, sobre os caminhos por elas buscados na construção do conhecimento científico, desta forma, presencia-se uma diferença entre a ciência tradicional e outras formas de fazer ciência. Na tradicional, os parâmetros são positivos e se baseiam na busca pela objetividade e racionalidade. As últimas procuram formular uma crítica da tradicional, primordialmente, demonstrando seus limites.

Outra análise importante é a finalidade da pesquisa, a partir de sua utilização, definí-la como pura que é mais teórica ou aplicada que busca resultados para a solução de problemas.

Se faz necessário, para a determinação da relevância da pesquisa, que a investigação tenha sintonia com a dimensão social e busque a mudança da sociedade contrariando o que a ciência tradicional conseguiria que é o desenvolvimento do conhecimento.

As pesquisas não solucionam todos os problemas, não respondem todas as perguntas, mas suas respostas servirão para orientação de ações que podem solucionar problemas. Assim, a pesquisa se presta mais a uma reflexão mediata que imediata, fornecendo dados para análise e reflexão dos problemas e no contexto em que se insere, mas não soluciona pequenos impasses do cotidiano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com