TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações Finais

Artigo: Considerações Finais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo desse trabalho foi realizar um estudo sobre o processo de provimento de recursos humanos (pessoas) na empresa Telebrasil Transportes.

As transformações que se processam no mundo do trabalho engendram substanciais alterações na sociedade e nas organizações com consequências sobre o indivíduo. Neste contexto, tanto o trabalho como a Gestão de Pessoas nas organizações passam a assumir formas flexíveis, subjugadas a uma racionalidade dominante, a fim de atender uma demanda de mercado.

O primeiro passo foi mostrar a diferença entre a Gestão de Pessoas e o setor de Recursos Humanos.

Recursos Humanos é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza, e Gestão de Pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais, em um empresa , a Gestão de Pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

Atualmente pode-se perceber que o cenário empresarial está cada vez mais exigente, competitivo, devido à forte globalização. Cada vez mais as empresas estão se preocupando em utilizar estratégias para manterem-se firmes neste mercado tão acirrado.

A área de gestão de pessoas tem papel fundamental em auxiliar as empresas a aumentar a competitividade, participação de mercado, melhorar a produtividade através do capital intelectual humano. E diante disso há um enorme investimento na valorização do desenvolvimento profissional dos colaboradores, pois eles são os responsáveis pelo sucesso organizacional. Os gestores estão adotando práticas organizacionais que auxiliem no desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe de trabalho.

O objetivo central desta pesquisa foi analisar o uso da avaliação do desempenho e dentro disto mostrar dificuldades, resultados, os prós e contras da sua implantação nas organizações. Apesar do posicionamento de muitos autores afirmando que este método é totalmente eficaz, esta pesquisa explorou diversos aspectos que provam que o feedback pode ser uma aliada ou pode ser uma inimiga das empresas. A eficácia deste instrumento depende de inúmeras variáveis, que infelizmente não são levadas em conta pelos gestores: análise da cultura empresarial, preparação e apoio de todos os envolvidos, processos bem estruturados, confidencialidade, diferenciação de personalidade, integração a área de gestão de pessoas, contexto organizacional e apoio contínuo dos líderes.

Portanto, é necessário que exista uma mudança de paradigma nas organizações que adotam o feedback pelo simples modismo e que aplicam esta técnica de forma mecanicista e fragmentada de outras ações. O feedback não pode ser considerado como uma única alternativa, para se obter melhores resultados organizacionais e cabe ao departamento de Gestão de Pessoas integrar as informações obtidas neste processo com outros contextos organizacionais, como satisfação dos clientes internos e externos, ambiente de trabalho mais desafiador, valorização e reconhecimento de funcionários, descentralização de poderes, apoio contínuo dos líderes. Desta forma, conclui-se que se o método da avaliação de desempenho não for bem estudado, avaliado e planejado, as empresas não vão obter melhores resultados, pelo contrário, podem piorar o desempenho de seus colaboradores, refletindo em baixa produtividade.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »