TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteudos da Educação Física

Por:   •  27/4/2016  •  Artigo  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

CONTEUDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Esportes:Manifestação específica da cultura de movimento que, na sociedade contemporânea, vem se constituindo como principal referência, seja como prática corporal propriamente dita, seja pelos princípios e valores que expressa e ajuda a consolidar. É uma instituição social que já foi considerada o maior fenômeno cultural do século XX. Diante das múltiplas possibilidades de sua difusão, espetacularização e consumo simbólico em âmbito global – em decorrência do advento das novas tecnologias a serviço dos meios de comunicação de massa –, tende a tornar-se ainda mais importante. Ex: handebol; basquete, voleibol, futebol/ futsal, atletismo (corridas e saltos), peteca.

Jogos e brincadeiras: Os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo, criativo, possibilitando a (re)construção de regras, diferentes modos de lidar com o tempo, lugar, materiais e experiências culturais, isto é, o imaginário. A natureza dos jogos e das brincadeiras não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como barreiras. Além disso, os jogos e as brincadeiras possibilitam o uso de diferentes linguagens verbais e não verbais, o uso do corpo de formas diferentes e conscientes; a organização, ação e avaliação coletivas. (Jogos populares, Jogos esportivos, Jogos de raquete, Jogos de salão, Capoeira)

Ginastica: Abarca uma infinidade de práticas corporais, que incluem desde as atividades físicas, praticadas informalmente, sem sistematização, até os exercícios físicos, praticados regularmente e de forma sistemática, com controle de freqüência, intervalo, como a caminhada, as corridas, a musculação. Neste âmbito estão incluídas também as formas mais complexas, muitas delas já esportivizadas, como a Ginástica Artística, Rítmica e Aeróbica. Todas elas têm em comum a "arte de exercitar o corpo".

Danças e movimentos expressivos: A dança, a pantomima e a dramatização são algumas das possibilidades de trabalhar com movimentos expressivos Não podemos nos esquecer de que não existe movimento sem expressão. Em uma luta, em um jogo, em qualquer gesto estamos dizendo algo, com e por meio de nosso corpo. Dessa forma os movimentos expressivos vão além da dança, da pantomima ou da dramatização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com