TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de TPs

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Exercício Diagrama de Classes

        A Associação Corpo Cidadão, criada pelo Grupo Corpo, trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social. Tem  como objetivo  promover oportunidades educativas e de desenvolvimento humano através da arte-educação, respeitando os diferentes códigos culturais, ampliando o universo de conhecimento dos jovens, estimulando a sua autonomia e resgatando valores como a ética, afeto, solidariedade, auto-estima e sensibilidade.

        O Corpo Cidadão tem parceria com instituições que desenvolvem trabalhos sociais em comunidades de baixa renda em Belo Horizonte e região metropolitana. As Instituições Parceiras são: Casarão, atendendo a comunidades de Ibirité, a Vila Fazendinha na unidade Nossa Casa em parceria com a Paróquia do Divino Espírito Santo e a Escola Vila Fazendinha em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte dentro do programa Escola Integrada.

        Você deverá participar do desenvolvimento de um sistema cujo propósito geral é gerenciar os dados dos educandos atendidos pelo Corpo Cidadão, bem como os atendimentos realizados durante o ano.

São requisitos gerais do sistema:

  • O sistema deve prover um cadastro de usuários do sistema, contemplando nome, login, senha e cargo (perfil).
  • O sistema deverá prover um cadastro de unidades atendidas. Para cada unidade atendida, devem ser registrados o nome da unidade, localização (endereço completo), nome do coordenador responsável. O coordenador responsável deve ser um usuário do sistema.
  • O sistema deverá prover um cadastro dos educandos atendidos em cada unidade em cada ano. Para cada educando, é necessário registrar as informações da sua ficha de matrícula. O educando só pode ser atendido por uma unidade no mesmo ano. São dados dos educandos: nome, identidade, endereço completo, nome do pai, nome da mãe, escola em que estuda, raça, sexo, data de nascimento.
  • O sistema deverá permitir a associação de um educando a grupo experimental. Os grupos experimentais não serão cadastrados no sistema, mas sim inseridos diretamente na base de dados.
  • O sistema deverá prover um cadastro de escolas nas quais os educandos estão matriculados. O sistema deverá permitir o vínculo de tais escolas aos educandos. Cada educando pode ser associado a apenas uma escola. Se ele trocar de escola basta o usuário atualizar seu registro. Não é necessário manter histórico. Pode existir um educando não associado à escola. Para cada escola, devem ser informados o nome da escola e endereço completo.
  • O sistema deverá prover um cadastro dos responsáveis por cada educando. Deve ser possível cadastrar os nomes e idades dos irmãos de cada educando. Se os irmãos já forem educandos que possuem cadastro no sistema deve-se apenas associar o novo educando aos seus irmãos no sistema.
  • O sistema deverá permitir a associação de um educando a um conjunto de benefícios ou programas governamentais. Os benefícios ou programas governamentais serão importados para o sistema através de comunicação com o SIBE (sistema de benefícios da prefeitura de BH). Serão importados também os valores das categorias de cada benefício. O sistema não deve impor nenhuma restrição à associação de benefícios e programas aos educandos, ou seja, um educando pode estar associado a nenhum ou vários benefícios.
  • O sistema deverá prover o registro de atendimentos psicológicos realizados com cada educando. Cada atendimento psicológico deve conter: Data do atendimento, tipo (pode ser com a família ou com o educando). No caso de atendimento à família, deve constar o nome do responsável pelas informações, e ainda as observações do psicólogo em qualquer caso. O registro das informações de atendimento deve ser realizado somente por um psicólogo.
  • O sistema deverá prover formas de avaliação do desempenho de cada aluno. O aluno será avaliado em função de critérios fixos e receberá uma nota para cada critério ao final do projeto (todo final de ano).
  • O sistema deverá prover um cadastro de informações sobre o desligamento do educando quando esse deixar o projeto. Nesse caso, o educando passa de um estado Ativo para um Inativo. Quando o educando se desligar do projeto, devem ser registradas a data de desligamento, e o motivo (informado ou pelo educando ou pelos seus responsáveis).
  • O sistema deverá permitir que dados dos educandos cadastrados em uma base de dados Access relativos a anos anteriores sejam importados.
  • O sistema deverá permitir exportação de dados para arquivos TXT de acordo com um formato pré-estabelecido bem como a importação desses dados posteriormente.
  • O sistema deverá prover um conjunto de consultas (o aluno deve verificar se é necessário um filtro de pesquisa em cada caso) em formato de relatório. Os relatórios devem ser acessíveis somente pela Diretoria.
  • O acesso a cada uma das funcionalidades, caso não explicitamente claro, deve ser feito pelo Administrador do sistema.  
  • Caso você julgue que algum dado a mais deve ser registrado e isso não está claramente especificado, você deve registrar com base em uma justificativa para tal.

Destacamos que os cadastros contemplam inclusão, alteração, pesquisa e exclusão de cada dado. A exclusão não necessariamente é física (o registro é excluído da base). Ela pode ser apenas lógica (através da mudança de um status, por exemplo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com