TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuba: Desenvolvimento

Por:   •  29/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Antes da revolução, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hotéis eram dominados por grandes empresários norte-americanos. Os Estados Unidos também influenciavam muito na política da ilha, apoiando sempre os presidentes pró-Estados Unidos. Do ponto de vista econômico, Cuba seguia o capitalismo com grande dependência dos Estados Unidos. Era uma ilha com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da população vivia na pobreza.

A organização da revolução

o general Fugencio Batista que governava Cuba desde de 1934, liderou um golpe de estado apoiado pelos EUA e implementou uma ditadura em Cuba. A população vivia em extrema pobreza, pessoas morriam de doenças que já possuíam cura, milhares eram analfabetos e estavam desempregados o que favoreceu ao aparecimento de opositores a ditadura e a influência dos EUA.
Em 1959 guerrilheiros liderados por Fidel Castro e Che Guevara conseguiram se instalar na cidade de Sierra Maestra onde tomaram o poder. Os aliados do até então presidente de cuba foram fuzilados e Fidel Castro proclamado Primeiro-ministro.

O analfabetismo foi erradicado, a saúde tornou-se exemplo para o mundo, as empresas internacionais (        EUA) foram nacionalizadas e a reforma agraria se tornou realidade.

Baia dos Porcos

Em 1961 guerrilheiros treinados nos EUA desembarcaram na Ilha de Cuba com o objetivo de causar uma guerra civil e derrubar o regime, porém foi um fracasso total, as tropas foram erradicadas e a péssima ligação que ainda existia entre os países foi terminada.

Como todos sabem em 1961 era época de Guerra-Fria, Cuba então obteve apoio da então União Soviética e declarou-se socialista.

Em 1962 o EUA decretaram o bloqueio econômico e Cuba foi expulsa da OEA.( organização dos Estados Americanos.

Em 1967 Chê Guevara, um ícone revolucionário, foi executado na Bolívia quando tentava estabelecer um foco de guerrilhas no interior da Bolívia.

Economia

Quando Cuba tornou-se socialista o EUA impôs um forte bloqueio econômico, suspendendo os negócios e pressionando outras nações para que fizessem o mesmo.

Em 1972 Cuba entrou na COMECON, o mercado comum dos países socialistas. Porem acabou ficando extremamente dependente e em 1990 quando a ajuda financeira foi eliminada completamente o país entrou em crise. O EUA aumentou o embargo comercial de outros países com cuba o que afetou ainda mais sua economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (276.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com