TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO CIVIL

Por:   •  29/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Do Compromisso e da Arbitragem

Arbitragem é o acordo de vontades por meio do qual as partes, preferindo não se submeterem à decisão judicial , confiam a árbitros a solução de seus conflitos de interesses. É uma espécie de complemento da transação pois mediante concessões mútuas decidem em comum acordo transferirem a terceiros essa solução de conflito, pois não se sentem habilitados para tal fato.

A doutrina vê uma comparação entre o compromisso e transação ,por serem ambas resultantes de uma declaração convergentes de vontades e perseguirem. o objetivo genérico de por fim a uma controvérsia, pois pela transação as partes previnem ou terminam um litigio; pelo compromisso subtraem-no a pronunciamento da Justiça Comum.

Nos artigos 851 a 853 do Código Civil regula a formação do compromisso, que precede ao juízo arbitral ,sendo meio de existência deste serviço. A lei 9307/96 disciplinou o compromisso unificando a legislação sobre a arbitragem, tanto no plano interno como no plano internacional mas no momento tanto o plano nacional e internacional estão no mesmo regimento sendo que a arbitragem internacional constitui processo para a solução pacifica de controvérsias entre entidades de direito publico externo.

Essa lei 9307/96 dispõe no seu artigo1° que as pessoas capazes de contratar poderão valer-se da arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis, ou seja, essa lei exclui questões relativas  aos direitos de personalidade e aos direitos de família como alimentos , interdição e investigação de paternidade., assim mesmo no artigo 852 do Código Civil diz coisa semelhante que  “É vedado compromisso para solução de questões de estado, de direito pessoal de família e de outras que não tenham caráter estritamente patrimonial.”

A cláusula compromissória ou clausula arbitral constitui simples promessa de celebração de um compromisso  como diz o artigo 853 do Código Civil admitindo cláusula compromissória para resolver divergências mediante juízo arbitral mediante estabelecida lei especial pois surgindo duvidas ou conflitos  na execução do contrato então firmado.

Pois a arbitragem é o meio mais rápido e racional de solução de conflitos de interesses, especialmente de natureza contratual.  

Alguns se divergem a respeito da natureza jurídica do compromisso, uns dizem que se equipara a um contrato ,por resultar de um acordo de vontades e requerer capacidade das partes ,objeto licito e forma especial, considerando que o seu objetivo não é criar ,modificar ou extinguir direitos.

Sendo assim inserido no Código Civil de 2002  no Titulo VI “(teoria geral dos contratos) dispensando-lhe o tratamento  como contrato nominado.

Como foi falado anteriormente no juízo arbitral  , o Poder Judiciário não decide uma causa ou uma solução de conflitos, pois esse acordo de juiz arbitral é escolhido pela vontade das partes, mas o juiz togado pode intervir se em caso de ilicitudes e irregularidades, o Judiciário pode ser acionado ,para evitar ou reparar lesões eventualmente ocorridas, embora as convenções arbitrais resultem de acordo com os interessados ,tem seus limites na lei. O Judiciário não pode tomar decisões na arbitragem mas  a sua intervenção se faz necessário para coibir abusos ,nos casos previstos na lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com