TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCALCULIA: CAUSAS, SINTOMAS E INTERVENÇÃO

Por:   •  15/9/2019  •  Seminário  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

DISCALCULIA: CAUSAS, SINTOMAS E INTERVENÇÃO

Discalculia é um tipo de transtorno de aprendizagem caracterizada por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos ou tarefas que envolvam  números ou conceitos matemáticos. Percebe-se desde muito cedo, mas é na escola que todos os sinais e dificuldades se expressam de maneira clara e explícita. É comum que tal condição seja geneticamente determinada tendo relatos parecidos num dos pais ou em parentes próximos.

O diagnóstico requer avaliação multidisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria. Não existem exames de imagem ou de laboratório para confirmar, somente sendo concluído mediante testes e correlações com a evolução pedagógica e seu comportamento com os números no cotidiano.

É comum que tal condição seja geneticamente determinada tendo relatos parecidos num dos pais ou em parentes próximos. A Discalculia é um problema biológico e inato que nada tem a ver com aspectos do ambiente afetando a capacidade da criança em aprender matemática.

A dificuldade, por sua vez, ocorre por vários motivos:

  • incompreensão com a noção de quantidade associada à palavra ou conceito numérico; 
  •  dificuldade em usar a linguagem adequada para representar o número; 
  •  problemas de espacialidade e proporcionalidade em relação ao número correspondente;
  •  pouca aptidão para relacionar conceitos matemáticos, como por exemplo, relacionar porcentagem com divisão e conseguir resolver processos que envolvem abstração e representação mental.

Quanto ao tratamento, não existem medicações, exceto quando há TDAH associado. Ademais, é baseado em intervenção precoce,  adaptação curricular e suporte psicopedagógico. A escola deve compreender a dificuldade e fazer modificações no conteúdo, visando facilitar a aprendizagem da matemática utilizando-se de materiais concretos para ensiná-la. O apoio psicopedagógico ajudará a criança a entender sua dificuldade e manejá-la da melhor forma possível incluindo estratégias metacognitivas.  Não existe “cura” para esta condição e o portador deverá aprender a lidar com o transtorno.

ATIVIDADE PARA CRIANÇAS COM DISCALCULIA

Operação de adição, subtração e multiplicação

Objetivos:

  •  Desenvolver a capacidade de efetuar operações da adição e subtração e multiplicação
  •  Comparar representação numérica com sua respectiva grandeza

Estratégias: 

Lápis, papel, borracha, dado, material dourado.

Desenvolvimento:

Cada aluno deverá ter uma folha de papel e lápis para anotar a sua pontuação. O aluno irá lançar o dado e anotará em sua folha o número que estiver no dado com a face para cima. Em seguida ele irá pegar cubinhos do material dourado no valor correspondente da sua pontuação da jogada. Todos os alunos terão sua vez para jogar e após terminar a rodada inicia-se novamente a rodada. Após duas ou três rodadas o professor irá propor aos alunos uma rodada na qual será feita a subtração, ou seja, os alunos farão sua jogada e, ao invés de somar, ele irá subtrair o valor que resultar de sua jogada. Na última rodada, o professor vai propor que a rodada irá propor a multiplicação. Os alunos efetuaram sua jogada e o valor numérico que ficar do dado virado para cima será multiplicado por dois. No final, o aluno que obter o maior número de pontos, ou seja, o maior número de cubinhos será declarado vencedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com