TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições De Gêneros Textuais:

Monografias: Definições De Gêneros Textuais:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Definições de Gêneros Textuais:

São textos encontrados no nosso cotidiano e que apresentam características sócio-comunicativas como também cognitivas e institucionais. Murcuschi (2012)

Os Gêneros Textuais Encontrados foram:

O bilhete – O telegrama – A carta – O texto narrativo – O conto – A lenda – A receita –O editorial - A entrevista – A carta argumentativa de reclamação – A carta argumentativa de solicitação – A fábula – O texto argumentativo – A carta do leitor –O texto narrativo – O texto teatral – O texto publicitário – A anedota – A bula - O conto do mistério – O texto científico – Regras do jogo – O diário - O poema – A crônica de humor – A noticia – A reportagem – O roteiro de vídeo – O texto dissertativo – O conto Fantástico – O texto de opinião.

Gêneros Textuais ou Discursivas na revista Bravo!

1° Gênero Textual de cunho Jornalístico.

Todas produções textuais de gênero tem a finalidade própria do autor pela discurso do objetivo proposto e todas estas dependem do objetivo proposto pelo emissor diante do ato comunicativo. E se tratando de notícia, qual seria esta intenção pretendida ? De certo para nos informar de determinados fatos ocorridos no Brasil o mundo, estamos tratando de um texto bastante utilizado nos meios de comunicação.

Esse texto é constituído por:

Título principal – geralmente apresenta-se destacando de uma forma bem evidente, com a finalidade de despertar a atenção do leitor.

Título auxiliar – é um complemento principal, acrescenta algumas informações de modo a tornar mais atrativo.

Lead – corresponde ao primeiro parágrafo, normamente sintetizam alguns traços peculiares condizente ao fato, procura os traços básicos relacionados as seguintes perguntas: Quem?O que? Quando? Por que?

Capa da notícia – relaciona a informação de forma mais detalhada no que se refere os acontecimentos mencionados.

2° - Entrevista gênero basicamente oral

Este termo “ basicamente” refere-se ao que estamos acostumados a presenciar que são indivíduos sendo entrevistados todos os dias nos veículos de comunicação representados tanto nas rádios como na televisão, de forma presencial ou seja , ao vivo. Mas existe outros meios de se entrevistar que pode ser na linguagem escrita, como o caso da ocorrência de jornais impressos ou revistas.

A entrevista é composta por:

Título – seu objetivo é desperta a atenção do público alvo e essa costuma vir acompanhada de uma frase de efeito preferido de forma marcante por parte do entrevistador.

Apresentação – neste momento faz referência ao entrevistado divulgar sua autoridade em relação ao posicionamento social ou relevância no assunto como o exemplo da experiência profissional e conhecimento relativo á situação, dentre outro.

Perguntas e respostas – se trata da parte principal propriamente ditade uma entrevista, onde perguntas e respostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com