TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descarte de resíduos - películas de raios x

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 11

As radiografias, ou raio-x como são comumente conhecidas, são muito utilizadas no ramo da medicina, para identificar traumas e lesões nos pacientes. Como esses exames são muito importantes no histórico de saúde de uma pessoa, são comumente guardados durante muito tempo, e quando já não são tão úteis, acabam sendo descartados sem o cuidado apropriado. Mas essa forma despreocupada de jogar as chapas fora faz com que elas vão parar em aterros sanitários e causem diversos problemas, pois elas contaminam o solo e o lençol freático, além de ocasionarem outros problemas.

A importância da destinação correta das radiografias se dá por dois fatores. O primeiro é que elas são feitas a partir de uma chapa de um plástico chamado acetato. E a segunda é que essa placa é coberta por uma fina camada de grãos de prata, sensíveis à luz. O plástico gera riscos para o meio ambiente, demorando mais de cem anos para se decompor na natureza, sem contar que é um derivado direto do petróleo, cuja extração traz problemas ambientais em termos de gases estufa. Já a prata, assim como outros metais pesados, é altamente poluente e prejudicial à saúde, pois se acumula no organismo, causando problemas renais, motores e neurológicos. Sua liberação no ambiente é proibida pelas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A tabela abaixo apresenta as concentrações limites para a presença de metais pesados no meio ambiente estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente:

O perigo começa na revelação

Para tornar a imagem visível, é necessário que ela seja revelada a partir da reação de uma película de grãos de prata com a hidroquinona, um agente revelador. Em seguida, a película recebe um banho de carbonato de sódio e de bissulfito de sódio, que evita a decomposição da hidroquinona. Para que a imagem não se desfaça rapidamente, é utilizada uma solução fixadora de tiossulfato de amônio, sulfato de sódio ou EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético), que remove o excesso de prata existente e que poderia reagir com a presença de luz, comprometendo a imagem. A chapa então é lavada, para remover vestígios de produtos químicos que possam estragar a película, e, em seguida, seca.

Depois de realizado todo esse processo, restam ainda muitos resíduos químicos, que são encaminhados para empresas especializadas, onde são tratados.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Coleta, Tratamento e Destinação Final​ de Resíduos Fotoquímicos

DPC BRASIL há vários anos contribui na captação de resíduos produzidos pelas empresas da área médica, gráfica, fotográfica e indústrias em geral; e que necessitam de um destino final, de modo a não prejudicar o meio ambiente. 
 

Na expectativa de um estreitamento comercial, escolhemos esse canal para lembrar-lhes sobre os males da poluição. Aqui vamos apresentar um pouco de nossos sistemas e as respectivas leis que penalizam grandes empresários simplesmente por falta de informação e parcerias.


O trabalho com resíduo requer aplicar o conceito dos "3 Rs" (reduzir, reutilizar e reciclar) e só depois pensar na questão do destino.


Repassou seus resíduos para o primeiro que apareceu lhe oferecendo "vantagens" e esse coletor foi pego cometendo crime ambiental? Cuidado!! Você é tão culpado quanto ele. Trabalhando conosco esse problema não existe.

Para que a natureza mostre sempre a melhor imagem...

Todo aquele que adquire, transporta, armazena, manipula ou descarta resíduos, é responsável por ele em todo o seu ciclo de vida e pode ser responsabilizado criminalmente por qualquer dano ocorrido, mesmo após a eliminação, se esta foi efetuada de maneira incorreta. É vedado o descarte dos químicos perigosos junto a qualquer outra classe de resíduos ou, ainda, enviá-lo a esgoto a não ser que este esteja ligado a uma estação de tratamento de efluentes, instalada por empresa devidamente cadastrada no órgão ambiental, como é o caso da DPC BRASIL. 

[pic 1]

DESCARTE SEUSRESÍDUOS CONOSCO

[pic 2]

Da ÁREAMÉDICA:

FILMES DE RX

FIXADORES

REVELADORES

AMÁLGAMA

               

Da ÁREAGRÁFICA:

FOTOLITOS

FIXADORES

REVELADORES

CHAPAS DE OFF–SET

Da ÁREAINDUSTRIAL:


CHAPAS DE RX INDL

MICROFILMAGEM

COMPONENTES DE PRATA (Ag)

PLATINA (Pt)

PALÁDIO (Pd)

Polícia Federal, para o manuseio e tratamento de resíduos químicos, conforme disposição da lei nº. 10.357, de 27 de dezembro de 2001:

Certificado de Registro Cadastral;

 

Certificado de Licença de Funcionamento nº. 0042885-0, emitidos pela Divisão de Controle de Produtos Químicos – DCOR – Coordenação Geral de Polícia de Repressão a Entorpecentes do MJ – Departamento de Polícia Federal;

 

Certificado de Vistoria, emitido pela Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública – Polícia Civil do Estado de São Paulo;

 

Certificado para Uso de Produtos Químicos Controlados para fins Industriais, emitido pela Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública – Polícia Civil do Estado de São Paulo;

 

Temos as Licenças de Operação e de Instalação junto à CETESB;

 

Possuímos CADRI, emitido pela CETESB, para a destinação final do resíduo de nossa ETE.

 

Somos Certificados pelo IBAMA.

[pic 3][pic 4]Conceitos Fundamentais da Formação da Imagem Radiológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (346.3 Kb)   docx (119.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com