TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Novos Produtos

Dissertações: Desenvolvimento De Novos Produtos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  3.556 Palavras (15 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 15

1. DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Atualmente, para as empresas que tem o desenvolvimento de novos produtos como estratégia, é imperativo que estas tenham condições de colocar seus produtos no mercado com maior rapidez, qualidade e custos. As empresas geralmente possuem um processo para desenvolver seus produtos, mesmo que este não seja claramente explicitado.

Antes de entrarmos na análise do tema Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP), é importante definir o que são novos produtos.Abaixo podemos observar diferentes conceitos para um novo produto de uma dada empresa.

Conceitos possíveis de um novo produto introduzido por uma empresa:

- Extensões de linhas de produtos: variações de produtos já existentes. Ex: Um novo sabor para uma linha de sumos de fruta que já existe no mercado.

- Reposicionamento de produtos já existentes: quando a empresa descobre que pode introduzir o seu produto num mercado diferente do que estava sendo aplicado. Ex: O shampoo Johnson's Baby foi posicionado para o mercado das crianças, mas a empresa percebeu que atraía também as mães das crianças.

- Novo tamanho/formato de um produto já existente: nova forma de apresentar o produto aos consumidores. Ex: um produto que é vendido como pasta, pode passar a ser vendido em líquido ou em pó.

- Reformulação/melhoramento de produtos: o desenvolvimento de novas fórmulas de produtos ou o seu melhoramento é uma necessidade sentida pelas empresas. Ex: cerveja sem álcool.

- Nova embalagem para um produto existente: empresas do setor alimentar oferecem produtos iguais aos das marcas que comercializam, introduzindo apenas uma nova embalagem para esses produtos ("marcas brancas"). Ex: vinho no formato "bag in box".

- Produtos inovadores: podem ser definidos como sendo resultado de alterações em produtos existentes. Ex: As refeições preparadas, prontas para consumir, revolucionaram a forma como muitos consumidores se alimentam no dia-a-dia, não tendo partido de inovações radicais ou de processos de investigação tecnológica longos e complexos.

- Produtos criativos (ou inovações radicais): são aqueles produtos que são "novos para o mundo", isto é, que nunca existiram. Ex: a introdução de fertilizantes químicos na agricultura.

Estágios do Desenvolvimento de Novos Produtos

O processo de desenvolvimento de um novo produto consiste em um planejamento consistente e que se resume em oito etapas bem definidas, a saber:

- Geração de idéias;

- Seleção de idéias;

- Desenvolvimento e teste do conceito;

- Estratégia de marketing;

- Análise do comercial;

- Desenvolvimento do produto;

- Teste de mercado;

- Comercialização.

2. GERAÇÃO DE IDEIAS

Significa a busca sistemática de novas idéias de produtos.

Normalmente, uma empresa gera muitas idéias para poder descobrir aquelas que são significativas. Na Gillette, por exemplo, de cada 45 novas idéias para produtos, cuidadosamente desenvolvidas, três passam para o estágio de desenvolvimento e somente uma alcança o mercado consumidor.

A DuPont descobriu que podem ser necessárias três mil idéias brutas para produzir apenas dois produtos comerciais vencedores, e as indústrias farmacêuticas podem precisar de seis mil a oito mil idéias para cada novo produto comercial de sucesso.

Entre as fontes importantes de idéias para novos produtos estão as fontes internas, os clientes, os concorrentes, os distribuidores e os fornecedores. Usando fontes internas, a empresa pode descobrir novas idéias por meio de pesquisa e desenvolvimento formais. Conta, também, com a inteligência de seus executivos, cientistas, engenheiros, pessoal de produção e de vendas.

Boas idéias para novos produtos também surgem quando se observam e se ouvem os clientes. A empresa pode analisar as perguntas e reclamações deles para descobrir novos produtos que dêem melhores soluções a seus problemas.

Os concorrentes são igualmente outra boa fonte de idéias para novos produtos. As empresas observam os anúncios e outras formas de comunicação dos concorrentes para descobrir pistas sobre seus novos lançamentos. Compram os produtos lançados pelos concorrentes, desmontam-nos para ver como funcionam, analisam suas vendas e decidem se devem lançar um produto próprio.

3. TÉCNICAS PARA GERAR IDEIAS

Algumas técnicas para gerar ideias são utilizadas a fim de obter um melhor resultado e uma participação de todos na empresa. Dentre elas podemos citar Brainstorming, Brainwriting e Mind map.

• Brainstorming - Dentre diversos outros métodos, a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de duas até dez pessoas - se reúnam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem o projeto adiante.

É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de ideias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as ideias são ouvidas e trazidas até o processo de brainwriting, que se constitui na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as ideias até a chegada da solução efetiva.

• Brainwriting - É a versão silenciosa do brainstorming. Ao retirar a interação oral, elimina a possibilidade de o líder do grupo favorecer determinados participantes mais ativos e extrovertidos. No brainwriting, todas as pessoas podem ter ideias simultaneamente e são incentivadas a desenvolver as ideias geradas pelos outros participantes. As principais fases desta técnica são as seguintes:

1.º - Identificação do tema central por parte do líder da sessão.

2.º - Os participantes, sentados numa sala, escrevem individualmente as suas ideias durante cerca de cinco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com