TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento sobre realismo

Por:   •  17/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

DESENVOLVIMENTO

1 CONTEXTO HISTÓRICO DO REALISMO

         Nova fase da resolução industrial, abolição da escravatura no ano de 1888, burguesa em ascensão, proclamação da república no Brasil em 1889, seguida por conturbações militares, especulação na Bolsa de Valores, descobertas na área da química e da física, chegada das primeiras escolas de direito brasileiras e o início da filosofia positivista, foi o contexto histórico encontrado na segunda metade do século 19 onde se originou o movimento realista, o qual abrangeu diversas áreas culturais.        

        O mundo estava sofrendo mudanças históricas, sociais e econômicas, o realismo é o resultado dessas modificações. Precedente ao na primeira metade do século 19 havia o período romancista, cuja as principais características eram o nacionalismo e indianismo com a construção de um herói nacional, individualismo e o idealismo com o amor idealizado e a construção de uma mulher sem defeitos, logo após esse período vem o realismo com caracterizas opostas as quais contribuem para a diferenciação de ambos períodos.

2 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO REALISMO

Com base no que no que o autor Massaud Moisés afirmou:

“Ao invés do subjetivismo, propunham a objetividade, amparados na ideia positiva do fato real; em lugar da imaginação, a realidade contingente; assim, ao ‘eu’, que os românticos erigiram como espaço ideal para suas pervagações fantasistas e imaginárias, os realistas opunham o ‘não-eu’; (...)

        O realismo tem características opostas à escola literária anterior, o romantismo. Os feitos científicos ganharam grande notoriedade, nesse período, o surgimento de inventos, as

 Grandes descobertas, pesquisas precisas e teorias contrariam a igreja, modificaram o mundo e desorganizaram certezas até então eram provadas, um exemplo claro é a discussão sobre a origem do homem origem do homem, que passou a ser contestada. O realismo era objetivo e trabalhava com fatos reais, não usava afirmações com base em sentimentos ou usava o eu, sempre tentava comprovar cientificamente usando a ciência como base.

        Há algumas características que fazem parte do conceito realista, que são elas:

2.1 POSITIVISMO

        Segundo Henry Myers (1966)

"Positivismo é a visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas, sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação".

        Ou seja, os positivistas deixaram a indagação de fenômenos externos, tal como tal como a origem do ser humano, para buscar esclarecer coisas mais práticas e constantes na vida do ser humano, como leis, por exemplo.

        O realismo usou bastante a metabologia positivista de Comte sendo uma das principais características deste período literário. O positivismo tem sete palavras chaves, útil que são, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático, cada palavra tem uma representação. O critério positivista constitui-se na análise e no estudo dos fenômenos sujeitos a imaginação à observação. Comte por sua vez preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade, ele buscava meios científicos de comprova sua teoria, fazendo assim maior numero de adeptos.

         O positivismo também foi reconhecido no Brasil, à frase “Ordem e progresso” é um grande exemplo dando a idéia de perfeição e disciplina.

 2.2 EVOLUCIONISMO

Charles Darwin foi o mentor da teoria evolucionista, com suas anotações e análises no livro “A origem das espécies”. Darwin dizia que o ser se adaptava ao ambiente mais rápido era o mais forte e sobrevivia, ao contrario do que muitas teorias diziam que  o que sobrevivia era aquele de detinha mais  força bruta.

Pensadores realistas começaram a transferir os conceitos de evolução e adaptação de Darwin que antes usados apenas no campo biológico, para utilizar na  compreensão das atitudes humanas e suas práticas sociais, a partir de então o surge chamado o “darwinismo social”.

        Spencer é um exemplo de filosofo que buscou no evolucionismo os mecanismos e objetivos da sociedade, e defendeu o ensino da ciência para formar adultos competitivos e sabedores da ciência, ele acreditava que assim poderia se criar uma sociedade melhor.

2.3 DETERMINISMO

Segundo Taine o comportamento humano é determinado por três aspectos: meio, raça, momento histórico. Ele defendia que o comportamento humano pode ser alterado de acordo com o meio que ele vive, um exemplo de obra determinista é o Livro O Cortiço de Aluisio de Azevedo o que retrata diversos personagens que tiveram seu comportamento transfigurado ao se deparar com outra forma cultural.

2.4 DETALHISMO

O retrato fiel da realidade é uma das principais características do realismo, os autores realistas tinham a preocupação em fazer uma descrição fiel à realidade se preocupando com cada detalhe minuciosamente, cada traço do personagem ou enredo deveria ser descrito perfeitamente, seja ele físico ou psicológico.

Por meio dessa análise psicológica e física poderia-se observar o comportamento das pessoas e perceber se havia alguma relação com os problemas sociais, abrangendo assim sua complexidade.

2.5 ANALISE PSICOLÓGICA

O realismo trabalhava muito com a analise psicológica dos personagens, tratando o ser humano como refém de suas vontades. Freud usava a psicanálise para explicar as patologias mentais mostrando uma controvérsia entre o homem romântico e homem realista, tratando o homem como um ser influenciado por suas vontades. A unidade e a permanência subjetivas positivistas que se impuseram antes agora são relativizadas inclusive pela ascensão das forças do inconsciente como afirmava Freud.

3 CRITICA SOCIAL

        

        O realismo tem um importante papel na critica social, a esfera mundana do dinheiro e da carreira rompe com os ideais românticos de pureza do herói vemos um sociedade onde a cidade torna-se seu espaço de representação social.

        Temos então a ruptura com as formas românticas de idealização, não havendo mais aquela mulher idealizada desprovida de defeitos e o herói perde sua pureza, então se inicia um processo de desmascarar os males que afligem a sociedade com a utilização de tipos sociais, vemos também a denuncia da exploração econômica, retratando os distúrbios psicológicos. Podemos perceber então o gosto pela análise direta da realidade, observação da natureza concreta e a ânsia de compreender o ser humano nas dimensões sociais e biológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com