TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade social brasileira

Por:   •  4/4/2019  •  Dissertação  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Desigualdade social é o conceito que demonstra a característica de uma nação, mostrando a discrepância entre padrões de vida. No Brasil há uma alta desigualdade claramente demonstrada pela concentração de renda, onde 5% da população mais rica possuem 95% da renda nacional. A má distribuição de faturamento faz com que aqueles que possuem alto ganho tenham mais privilégios do que aqueles que possuem baixo ganho, gerando também o achismo de que dinheiro diferencia caráter, deixando que pessoas acreditem que são melhores que outra por obterem mais capital.

 Entre milhares motivos para a causa da desigualdade social, o maior deles é a diferença da renda, afinal o governo não proporciona saúde e educação de qualidade para todos, fazendo com que aqueles que não possuem dinheiro suficiente para bancar uma escola privada ou um sistema de saúde bom sofram com consequências como o desemprego gerado pela falta de escolaridade, o que acarreta novamente em menores salários para aqueles que não possuem uma boa educação, que retoma ao fato de que com baixa renda há  uma baixa probabilidade se obter bons estudos, gerando baixa escolaridade, provocando o desemprego e assim sucessivamente.

A falta de igualdade social origina muitas vezes a violência, tensão social e banalização da vida, uma vez que a mesma inibe que as pessoas se vejam como merecedores de igual respeito e consideração já que aqueles que possuem uma maior renda, possuem maiores direitos diante de várias coisas como diferença de tratamento no dia-a-dia e um grande circulo de “amigos”, basicamente, gerando um status social bom e aceito pela sociedade. A alta concentração de renda nas mãos de poucas famílias também acarreta a baixa mobilidade social por conta da falta de oportunidades que são geradas pelo dinheiro assim como provoca um aumento nos assaltos pois faz com que as pessoas queiram ter cada vez mais coisas para ter um bom status diante da sociedade.

A desigualdade social brasileira começa com a chegada dos portugueses ao Brasil, onde os índios sofreram a colonização, o que Ocasionou na crença que europeus eram melhores que nativos, gerando assim, pela primeira vez no Brasil, a ideia de que pode haver pessoas melhores que outras e que umas merecem mais que outras.

E sabido que a má distribuição de renda provoca a desigualdade social e o surgimento de novas ideologias, pois faz com que as famílias possuam diferentes qualidades de vida e diferentes oportunidades, e também gera a ideia de que ter dinheiro e sinônimo de felicidade e de privilégios, proporcionando infelicidade e falta de recursos para aqueles que não possuem oportunidades suficientes para tentar obter uma alta qualidade de vida.

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com