TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Desigualdade social Brasileira

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 4

RENASCER COLÉGIO E CURSO

Trabalho de Filologia

                     

                                                 Trabalho apresentado ao Professor

                                                 Da disciplina de filosofia da turma

                                                 Do 3º ano do turno vespertino do

                                                 Ensino Médio como nota integrante

                                                 Da média bimestral

             

Local/ano


Introdução

O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a desigualdade social no nosso País, o Brasil tem um dos maiores índices de desigualdade social no mundo. Esse problema atualmente afeta grande parte dos Brasileiros que não tem acesso a serviços básicos como educação, saúde, segurança.



Desenvolvimento

Segundo um estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil está entre os cinco países com maior desigualdade em sua distribuição de renda. Alguns estudiosos defendem que a desigualdade social no Brasil tem origem período Colonial. No entanto, criaram diversos programas sociais, que serviram para reduzir a desigualdade social e ajudar milhões de pessoas a sair da pobreza absoluta.

Existem diversas causas para que o número de pessoas que vivem na condição de miséria esteja tão alto aqui no Brasil, entre eles estão:

Causas

  • Má distribuição de renda - acontece quando uma pequena parte da população possui grande renda e a maior parte da população tem uma renda muito inferior, ou seja, quando existe muita diferença entre ricos e pobres.

  • Baixos investimentos governamentais - Os baixos investimentos do governo em determinadas áreas se relacionam com a desigualdade que resulta da má distribuição de renda.

É dever do Estado dar acesso a toda a população a serviços básicos como saúde, educação, transporte, entre outros. No entanto se tem pouquíssimo investimento nestes serviços, a maior parte da população terá dificuldades para usufruir destes direitos básicos.

  • Dificuldades no acesso à educação

O acesso à educação é fundamental para garantir a igualdade social. Para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso aos níveis de educação (desde o ensino básico até o ensino superior) é preciso que exista investimento em políticas públicas de educação. O investimento deve visar garantir a quantidade de vagas necessárias, assim como proporcionar qualidade na educação oferecida aos alunos. Por isso um ensino de qualidade pode fazer tanta diferença na vida dos jovens, principalmente os mais pobres.

Dificuldades no acesso à educação

O acesso à educação é fundamental para garantir a igualdade social. Para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso aos níveis de educação (desde o ensino básico até o ensino superior) é preciso que exista investimento em políticas públicas de educação.

O investimento deve visar garantir a quantidade de vagas necessárias, assim como proporcionar qualidade na educação oferecida aos alunos.

Essas causas dessa desigualdade também causam consequências muito graves para o país.

Consequências

  • desemprego,
  • aumento da fome,
  • aumento das taxas de criminalidade,
  • menos acesso à cultura e lazer,
  • aumento das taxas de desnutrição e mortalidade infantil,
  • diminuição dos índices de crescimento econômico do país.

Uma outra importante consequência é o aumento da violência que está diretamente ligado a desigualdade, pois a maioria dos jovens só entram na vida do crime porque não tiveram ou não tem condições financeiras para as necessidades básicas e não tem oportunidade de emprego e que não tiveram um ensino de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (188.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com