TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes Curriculares

Monografias: Diretrizes Curriculares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

ARTICULAM-SE com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Reúne PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS e PROCEDIMENTOS para ORIENTAR as políticas públicas na área e a ELABORAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO de propostas pedagógicas e curriculares.

Qual a importância das diretrizes curriculares Nacionais para a educação infantil?

as diretrizes Curriculares Nacionais, tem de grande importância na garantia de uma educação de qualidade, publica e gratuita sem requisito de seleção. Articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Reúne princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela camara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para orientar as políticas publicas na área e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares.

Em que ano e contexto histórico educacional(legislação) ele foi elaborado?

Qual a definição de criança, segundo este documento?

A criança é definida como o sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e praticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona re constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Como devem ser organizados e trabalhados os conteúdos do currículo?

Quais são as definições de princípios? Por que são necessários na ação docente?

As definições de princípios são:

Éticos; da autonomia, da responsabilidade, solidariedade e o respeito ao bem comum, ao meio ambiente e as diferentes culturas, identidades e singularidades.

Políticos; dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

Estéticos; da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

Tais princípios são de extrema necessidade na ação docente, o mesmo deve ser provedor da igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.

Como deve ser a avaliação na Educação Infantil, segundo este documento?

As instituições de educação infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. Garantindo a observação critica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. A utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.). A continuidade dos processos de aprendizagens por da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/ Instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com