TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes Curriculares

Dissertações: Diretrizes Curriculares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abordar o tema sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Tal diretriz tem importância fundamental na formação do profissional que atuara na educação infantil, pois através delas que o profissional junto à instituição de ensino estabelecerá os conteúdos de interesse para construir um currículo escolar tendo como alvo as competências presentes nas diretrizes curriculares.

DESENVOLVIMENTO

DIRETRIZES CURRICULARES

A discussão evidencia a importância de se ter um currículo para a Educação Infantil, já que está tem como público as crianças, as quais são constituídas de concepções distintas dos adultos, a partir desta diferença de olhar o mundo é que se pensa uma educação contextualizada e com sentido as crianças pequenas. Logo, o currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, cientifico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças, e afetam a construção de suas identidades.

O longo debate sobre democratização do ensino que precedeu a Lei nº 4.024/1961, mobilizou amplos setores da sociedade em defesa da escola pública. Entretanto, o texto final consagrou o predomínio da educação privada, materializado no financiamento público à educação particular, fruto de um considerável esforço das classes dominantes em reproduzir seus intelectuais a partir de uma escola duplamente financiada, numa situação de restrição das possibilidades de desenvolvimento de uma educação pública e democrático.

Os acordos MEC-USAID, que embalaram as reformas educacionais da ditadura, foram assinados e executados entre 1964 e 1968, alguns com vigência até 1971. No período que antecedeu o fechamento desses acordos, assistimos a intensificação do debate técnico em torno das limitações e possibilidades do tipo de desenvolvimento industrial veiculado nos anos anteriores.

Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; demonstrando atitudes Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação; Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;

O lugar social da criança e as imagens da infância vão se alterando ao longo do tempo nas diferentes sociedades, reflexo das mudanças sociais mais globais que envolvem fatores econômicos, políticos, culturais, etc., responsáveis pela própria mudança de estatuto dos diferentes sujeitos sociais nas diferentes faixas etárias. Estes sujeitos experimentam atualmente direitos, deveres e papéis sociais ativos que desafiam as estruturas sociais tradicionais. Tendo a criança como foco e seu papel social no processo educacional, a análise das concepções de criança, infância e de educação veiculadas pela produção acadêmica recente no campo de estudos sobre a educação infantil constitui o tema desta pesquisa. A produção acadêmica analisada centro-se nos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 07- Educação das crianças de 0 a 6 anos, nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre os anos de 1997 e 2002.Com o objetivo de identificar nas concepções de criança, infância e educação analisadas o papel social da criança no processo educativo; as abordagens teóricas que as orientam; quais as áreas do conhecimento surgem como base teórica para os estudos no referido período; quais aspectos constituintes da infância são contemplados nestes estudos e quais metodologias definem as crianças como sujeitos ativos e participativos no processo educacional. A análise da produção acadêmica específica na área da educação infantil figura como um momento de reflexão sobre o conhecimento teórico construído sobre a criança de 0 a 6 anos e sua educação institucional pós Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), definindo seus contornos, suas especificidades e apontando novos caminhos para a educação nesta faixa etária.

Hoje em dia, a organização do currículo escolar se dá de forma fragmentada e hierárquica, ou seja, cada disciplina é ensinada separadamente e as que são consideradas de maior importância em detrimento de outras recebem mais tempo para serem explanadas no contexto escolar.

Nessa direção , este documento visa subsidiar a construção de definições, conceitos e indicação de dimensões a serem consideradas a cerca da temática qualidade da educação e que devera ser objeto de de debates, controvérsias e aprofundamento por ocasião do fórum da cúpula das América. Para cumprir com essas finalidades, o documento encontra-se estruturado a partir de: levantamento e revisão da literatura sobre a temática, identificação das principais dimensões e categorias analíticas referentes a qualidade da educação, elaboração e aplicação de instrumento sintético de coleta de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com