TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação A Cerca Da Relação De língua E Identidade

Trabalho Universitário: Dissertação A Cerca Da Relação De língua E Identidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Língua e Identidade

Considerada um elemento que se apresenta como grande patrimônio histórico, cultural e social, a língua, por muito tempo foi vista como critério de estratificação na sociedade, inclusive como recurso de dominação em diversos períodos da história. Essa realidade é contínua e provoca rotulações equivocadas, que necessitam de medidas de intervenção.

A construção da identidade é dada principalmente por meio da linguagem. No momento em que o indivíduo sobrevive em um meio no qual há a predominância de certa variedade da língua, esta se adere ao seu processo identitário. Torna-se complexa a realidade da língua em sua completa multiplicidade. Isso por que o diferente muitas vezes provoca reações negativas numa boa parte da sociedade. Para expressar seu descontentamento, a minoria dominante, detentora das consideradas “boas normas”, agrega aos falantes de outras classes títulos pejorativos. Acredita-se ser a identidade tão abstrata, pessoal e ampla que não pode ser definida por um simples rótulo vindo de outrem.

Percebe-se que o preconceito linguístico, enraizado há séculos na humanidade, torna-se cada vez mais nítido nas atitudes de diversas pessoas. Muitos são os que agridem, seja verbalmente ou fisicamente, os usuários de inúmeras variedades linguísticas que se distanciam da norma culta falada pelos letrados. Tudo isso por conta de uma diferenciação valorativa que hierarquiza as variedades e que consequentemente inferioriza uma grande parte da população.

Faz-se necessária uma grande reforma realizada pelo Estado, para que se possa alcançar a universalização da educação. Se esse direito se tornar mais acessível, inúmeros problemas serão solucionados. Busca-se uma igualdade que muitas vezes se apresenta como utópica, mas que é imprescindível para que a balança social atinja o equilíbrio e seja desconhecida a discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com