TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural Dos Negócios

Trabalho Universitário: Diversidade Cultural Dos Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

As organizações são como um conjunto complexo, que incluem conhecimentos, crenças, moral, valores costumes entre outras características. Os indivíduos entram na organização trazendo a sua cultura adquirida na sociedade ocorrendo assim uma interface com a cultura organizacional.

A partir dos anos 90, as empresas começaram a dar início com sua competitividade, precisou usar estratégias para que pudesse obter êxito no mercado de trabalho.

A diversidade não é considerada pelas empresas apenas uma ação politicamente correta, mas apresenta alguns benefícios para os negócios e para os funcionários.

Vários fatores vêm contribuindo para evidenciar a importância de as organizações refletirem sobre a diversidade da força de trabalho e a forma de gerenciá-la, visando obter uma vantagem competitiva. Movimentos crescentes de fusão e aquisição de empresas, internacionalização dos negócios, avanços em tecnologia de comunicação, permitindo um mundo virtual de trabalho 24h por dia, mudanças comportamentais da sociedade, alteração no perfil demográfico da população têm contribuído para que grupos de trabalho se tornem heterogêneos em diferentes aspectos da natureza humana.

Geralmente as organizações têm percebido que as diferenças culturais contribuem agregando valor às empresas, em determinado momento pode existir um choque cultural, mas se essas diferenças tiverem um gerenciamento contribuir bastante para a vantagem competitiva da organização.

Todos esses fatores a empresa exigirá por parte de profissionais capacitados para gerir pessoas de culturas e hábitos diferentes em um ambiente, permitindo intercâmbio no processo de comunicação. Logo a união, o respeito, compreensão e respeito são fundamentais para uma gestão eficaz.

Os profissionais de administração deverão liderar e influenciar os colaboradores de modo eficaz, eles deverão usar uma abordagem motivacional que se ajuste a cultura em questão.

REFERÊNCIAS

DUBRIN, Andrew.J. Fundamentos comportamento organizacional, S/L: Cengage Learning Editores, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com