TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Trabalho Universitário: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 2

Eles deveriam fazer palestras de concientizaçao e educacao ia ajudar e muito pois hj nao tem mais palestras e atividades educativas

olha eu falo como aluno do 1 ° ano precisa mais de projetos e lazeres que ajudam a incentivar nisso ...para dar as coordenas pq ja estamos cansados de so passar no quadro e explicar nunca sai a ideia do papel.

A escola deviria começar primeiramente investindo na qualidade da didática do professor - os métodos que ele ultiliza para ensinar. Se possível, mesclar os assuntos da escola com o cotidiano do aluno, ou pelo menos com a realidade fora da escola. Mostando como é a realidade realmete é, mostrando o mundo para o aluno.

A escola deve diversificar os métodos de estudo, a didática dos profs. em sala de aula. Analisando qual a etapa que se enquadra na criança, e como proceder para que haja um desenvolvimento maior, para que haja os ensinamentos da moral e da solidariedade, e para que haja acima de tudo o respeito, seja ele na opiniçao, na raça, na língua, na opção sexual (muitas vezes influenciadas pelos pais)... enfim... Respeito. A Escola deve auxiliar na criação da identidade do indivíduo. Orientando da melhor forma possível. Quanto as disciplinas, devem ser colocadas com base na atualidade, nos avanços modernos, mas também trazendo à tona o pensamento, a teoria, de pensadores que exerceram grande papel na sociedade, e trazendo também a reflexão.

Para trabalhar com as diferenças sociais, peça aos alunos, que façam um trabalho (cartaz, folder ... uma forma de exposição visual) relatando as diferenças, como é a casa de pessoa de classe A e das pessoas de classe C, por exemplo, ou que ultilize algo mais, dinâmico, usando os proprios alunos para representar as classes, assim como um teatro. Para interagir com a cultura, mostre aos alunos uma identidade cultural brasileira, e suas variedades em cada região do nosso imenso pais, dividindo a turma em equipes, e cada uma trabalho com uma região distinta (Norte, Nordeste, Centro - Oeste, Sudeste e Sul), descrevendo pontos com: culinária, folclore, musica, entre ouros aspectos. A sociedade deve deixar todos cientes de que cada um tem sua cultura e que infelizmente existe uma enorme diferença social entre as pessoas, e que devemos trabalhar em conjunto para que todos, um dia possamos ser "iguais

A questão da diversidade não pode ser ignorada nas Escolas. O ser humano é por si só unico nas suas diferenças, particularidades, ideias e ações. Desde os primeiros anos de escolarização o professor pode trabalhar as diferenças. Na Educação infantil é possível analisar as diferenças entre os alunos da mesma classe, para que se trate o assunto no concreto: o "eu" e o "outro". Se o trabalho iniciar cedo, logo teremos alunos maduros, perceptores das diferenças e valorizando as diferenças, sejam elas físicas, culturais, políticas... O respeito é a palavra chave a ser trabalhada: respeitar e aceitar as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com