TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA ANTIGUIDADE

Por:   •  2/12/2015  •  Artigo  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  1.699 Visualizações

Página 1 de 3

CENA 1

Os percursores da teoria da Economia na Antiguidade foram:
> Aristóteles, Platão e Xenofonte.

    > Platão foi um dos mais importantes filósofos da humanidade, e o Sócrates foi seu professor, e seu aluno foi Aristóteles. Foi analisador da questão social e considerava obrigatória a melhor distribuição de riqueza entre os cidadãos. Foi o fundador de uma famosa escola nominada Academia (nome que derivou de Academo, que era seu amigo e dono do terreno). A filosofia de Platão influenciou enormemente os pensadores da Idade Antiga.

   > Aristóteles foi também um dos maiores pensadores da humanidade, seu professor era Platão e seu aluno era Alexandre Magno da Macedônia. Era um espírito pesquisador dedicado à uma grande variedade de assuntos: biologia, política, moral, lógica, psicologia, religião. Acreditava em somente um deus, motor eterno movedor de todas as coisas. Deus é um ato puro, absolutamente perfeito. Criou a filosofia da lógica (raciocínio, argumentação). Para ele, o homem é um animal social e político. Foi o fundador de uma escola com o nome de Liceu. Como Platão, ele também influenciou muito em toda a Idade Média, até a modernidade.

   > Xenofonte, historiador, militar e filósofo grego, conhecido pelos seus escritos sobre a cultura e história da Grécia Os estudos de Xenofonte, grande pensador da grécia antiga, deveriam servir para paramentar a Economia, que hoje se afastou da Filosofia.

Antiguidade: Aristóteles, Platão e Xenofonte, na Grécia Antiga.

A filosofia grega era vista como um meio de compreensão do mundo e do homem e uma tentativa de explicação da razão de ser de todas as coisas. Largaram as explicações mitológicas e religiosas e recorreram à razão e à ciência para a explicação dos mistérios de existência do mundo, do ser humano, dos valores morais, da alma e da felicidade.

CENA 2

Economia na Antiguidade

O fato é que a economia esteve ou no centro propriamente dito ou nos bastidores dos principais eventos da Humanidade. Assim foi dito por: Platão e Aristóteles. Segundo Platão, cada ser humano nasce com uma determinada vocação para exercer um ofício. Aristóteles via nisso uma ordem natural, chegando a defender a escravidão como um "fator natural" que não devia ser mudado.

CENA 3

Na Antiguidade, o Comércio Internacional pouco existia. Uma das civilizações mais antigas que se conhece é a egípcia.

Na antiguidade, o comércio internacional era sem importância, tanto que numa das civilizações mais antigas, a egípcia, o comércio exterior se limitavam apenas em exportar e importar artigos de luxo.

CENA 4

As primeiras civilizações foram a Mesopotâmia, Fenícia, Palestina e Pérsia.

CENA 5

Em épocas posteriores surgiu a civilização mesopotâmica. Foi constatado que o comércio da Mesopotâmia era mais intenso do que o Egito. Chegaram a estabelecer postos comerciais fora do país.

Os primeiros sinais de um estabelecimento de uma relação comercial surge com a civilização mesopotâmica e com os fenícios que passaram a estabelecer portos comerciais em diversos pontos da Europa. A Grécia Antiga passou a realizar trocas comercial com o Império Romano trocando alimentos por vinho e azeite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com