TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM LDB

Tese: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM LDB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

A educação Infantil no Brasil enfrenta grandes desafios, pois ainda não firmou identidade no campo educacional. Com a criação da Lei 9.394 /96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB), foram definidos os níveis e modalidades de ensino, regulamentando a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica (BRASIL, 1996).

Ocorre, então, a valorização da educação infantil, o que exige uma dinâmica diferenciada porque se faz necessário integrar as funções de cuidar, educar e brincar.

Baseando-se em Vygotsky (1991), a brincadeira proporciona o desenvolvimento proximal, que favorece o aprendizado infantil. É através da brincadeira que a criança descobre seus códigos culturais. Com o brincar a criança não está apenas se divertindo, mas ampliando o seu desenvolvimento pleno, psicomotora e o social.

É necessário distribuir o tempo entre o pedagógico e cuidar, considerando ser mais difícil trabalhar com crianças nessas fases, pois o tempo de concentração é curto, cabendo ao professor descobrir inúmeras maneiras para atraí-los para a proposta oferecida.

Por conta disso é indispensável identificar qual a importância do brincar e como torná-lo aliado como prática pedagógica; a brincadeira pode ser utilizada como recurso de aprendizagem, estimulando a criança e utilizando a motivação das crianças como maneira de atraí-las para os conteúdos escolares.

1.1 A EDUCAÇÃO INFANTIL NA L.D.B

Com a criação da nova LDB, a Educação infantil ficou definida como modalidade de ensino, sendo a primeira etapa da educação básica. Essa mesma Lei determina que a Educação Infantil tenha por objetivo desenvolver integralmente a criança, que abrange o físico, psicológico, social e intelectual (art.29). Contudo a Educação Infantil é ofertada em Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de 0 a 3 anos de idade e pré-escolas, para crianças de 4 a 6 anos de idade (art.30, I e II).

A LDB afirma que a educação infantil é uma ação na qual é complementar à família e à comunidade, tendo papel de ampliar as experiências, os conhecimentos da criança, o interesse pelo ser humano e pelo processo de transformação de si e da sociedade (BRASIL, 1996). Sendo assim a Educação Infantil é de extrema importância, pois a criança passará mais tempo dentro da instituição do que com os próprios familiares, neste caso a infância da criança não pode ser perdida, sendo o lúdico utilizado para desempenhar esta função, que é de estimular a criatividade, a coordenação motora, psicomotora e raciocínio lógico.

1.2 O BRINCAR COMO FORMA DE APRENDIZAGEM

Ao longo da historia, desde os registros encontrados, as crianças sempre brincavam. Ao perguntarmos aos nossos pais e avós o que faziam na infância, eles sempre nos contam sobre suas brincadeiras, mesmo trabalhando para ajudar no orçamento da família, utilizavam diversos materiais que os auxiliavam na construção da brincadeira, sempre encontravam formas de brincar.

Segundo Santos (1999) para a criança brincar é viver, sabemos que a criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com