TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETIQUETAS E MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Relatório de pesquisa: ETIQUETAS E MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.140 Palavras (13 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 13

ÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Prof. Dr. Ruy Ferreira (ruy@cpd.ufmt.br)

Texto produzido com base no livro “Planejamento de pesquisa – Uma introdução”, de Sérgio Vasconcelos de Luna, editado pela EDUC, São Paulo, 1999, para apoiar o ensino da disciplina-título. Rondonópolis-MT, 20 de Fevereiro de 2010.

O QUE É PESQUISA CIENTÍFICA

O que não é!

Existem várias formas de conhecimento. Certamente a mais antiga é o conhecimento popular ou senso comum, transmitido boca-a-boca entre as pessoas. Grande parte do processo civilizatório de nossa humanidade baseou-se nessa forma de conhecimento. Pessoas mais observadoras, com maior necessidade ou curiosidade que outras, descreveram fenômenos ocorridos ao seu redor dando origem ao senso comum. Dar um banho frio numa pessoa febril é produto dessa forma de conhecimento, gerado por mães atenciosas e observadoras, e que muito tempo depois foi incorporado por outra forma de saber.

Outra forma é o revelado ou conhecimento religioso que provê ao ser humano respostas para qualquer pergunta. A revelação não pode ser comprovada e torna-se artigo de fé, gerando dogmas insofismáveis e irrefutáveis.

Por fim o conhecimento filosófico obtido pelo ato de pensar sobre determinadas interrogações e encontrar as respectivas respostas plausíveis que não podem ser observadas, nem mensuradas e nem reproduzidas.

A Ciência não se ocupa dessas formas do conhecimento.

Ciência e Pesquisa Científica

Álvaro Vieira Pinto define Ciência como:

[...] a investigação metódica, organizada, da realidade, para descobrir a essência dos seres e dos fenômenos e as leis que os regem com o fim de aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em benefício do homem. (VIEIRA PINTO, 1979, p. 30)

Dessa definição tem-se que a Ciência exige método para seu processamento. Por método entende-se, entre outras, a definição de Mário Bunge:

[...] é um procedimento regular, explícito e passível de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ou conceitual. (BUNGE, 1980, p. 19)

Logo, para fazer Ciência é necessário seguir um método científico aceito. Ou seja, a pesquisa científica exige que o pesquisador siga um método, entendido como meio pelo qual se chega aos resultados

As pesquisas científicas têm um objetivo maior: o benefício do homem. Esse objetivo filosófico da pesquisa norteia eticamente o trabalho do pesquisador. Entretanto a pesquisa visa sempre que alguém aprenda alguma coisa, ou seja, a pesquisa visa gerar conhecimento sobre algo para que alguém possa conhecer tal coisa. Não se faz pesquisa sobre o já comprovado, exceto para refutar. A pesquisa científica visa à produção de conhecimento novo, relevante teoricamente, fidedigno e útil socialmente.

Os objetivos de uma pesquisa podem assumir infinitas situações. Por exemplo:

Demonstrar a existência ou ausência de relação entre diferentes fenômenos;

Estabelecer consistência interna entre conceitos dentro de certa teoria;

Desenvolver novas tecnologias;

Demonstrar novas aplicações de tecnologias conhecidas;

Aumentar a generalidade do conhecimento científico;

Descrever as condições sob as quais um fenômeno ocorre.

Obviamente a lista de objetivos das pesquisas é infinita. Entretanto, pelos exemplos nota-se que por meio da pesquisa científica há possibilidade de responder qualquer pergunta factível e relevante.

Pedro Demo define a pesquisa científica como "[...] a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23). Para Fred Kerlinger a pesquisa científica “[...] é uma investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de proposições hipotéticas sobre supostas relações entre fenômenos naturais" (KERLINGER, 1973, p. 11). Ou seja, a pesquisa científica é o instrumento de investigação usado pela Ciência para gerar novos conhecimentos.

Elementos básicos da Pesquisa

Para planejar e executar uma pesquisa científica são necessários os seguintes elementos básicos, sem os quais não há pesquisa:

Problema de pesquisa – formular o problema consiste no conjunto de perguntas que se pretende responder, cujas respostas sejam novas e relevantes teórica e socialmente;

Informações pertinentes – determinar as informações necessárias para encaminhar as respostas das perguntas feitas;

Seleção das fontes – Selecionar as melhores fontes dessas informações;

Definição das ações – definir um conjunto de ações que produzam tais informações;

Tratamento das informações – selecionar um sistema capaz de tratar essas informações;

Base teórica – usar um sistema teórico (marco teórico) para interpretar tais informações;

Respostas – produzir as respostas às perguntas formuladas pelo problema;

Confiabilidade – indicar o grau de confiabilidade das respostas obtidas. Explicar por que aquelas respostas são as melhores possíveis;

Generalização – indicar o grau de generalidade dos resultados. Até que ponto podem-se esperar os mesmos resultados em outros locais ou noutras condições.

A pesquisa científica é um elo entre o pesquisador e a comunidade científica, razão pela qual sua publicidade é elemento indispensável do processo de produção de conhecimento científico. Há uma clara separação entre pesquisar e prestar serviços. Pois, a intervenção do pesquisador numa realidade pode visar ambas as situações ao mesmo tempo, mas não se pode esquecer que a finalidade básica da pesquisa é produzir novos conhecimentos para a Ciência.

O PROJETO DE PESQUISA

Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com