TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacao Infantil

Monografias: Educacao Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Estudos comprovaram que o desenvolvimento infantil é um processo que depende das experiências anteriores das crianças, do ambiente em que vive e de suas relações com esse ambiente. O desenvolvimento infantil envolve uma série de comandos e atitudes que devem ser tomadas pelo educador, o mesmo deverá ter conhecimento e embasamento suficiente para a elaboração do seu trabalho, bem com, é importante a compreensão a cerca do cuidar e do educar de acordo com os referenciais curriculares nacionais.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A compreensão a indissociabilidade entre o cuidar e o educar implica em refletir como educar e cuidar na educação infantil pode auxiliar no desenvolvimento das capacidades de conhecimento da criança com relação a si e ao mundo.

De acordo com a lei de Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB Nº 1, de 07/04/1999) o educar e o cuidar devem caminhar juntos, considerando de forma democrática as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança. Nesse sentido, o RCNEI (2001). A uma orientação de que o ato de educar tem como significado o ato de propiciar situações de cuidados e brincadeiras organizadas em função das características infantis, de forma a propiciar e o favorecimento e o desenvolvimento da aprendizagem.

O educar remete cuidado, auxilio e desenvolvimento das capacidades cognitivas infantis, bem como as potencialidades afetivas, emocionais, sociais, corporais, estéticas e éticas.

O planejamento pedagógico é atividade que o professor pensa e organiza, em que ele vai executar durante a aula, para que tenha em mente o que tudo o que acontecerá no decorrer do dia. Portanto o planejamento é a forma do professor organizar sua ação, um pensamente, uma intencionalidade, é o traçar do caminho, para atingir o objetivo proposto.

Segundo Vasconcellos (2000, p.35) diz que “Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: O real ser comandado pelo ideal” .

Já Libâneo (1993, p. 221) nos diz que “O planejamento é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termo da sua organização e coordenação em faze de objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.

Podemos então compreender que a necessidade que o docente revise as atividades eu planeja e realiza, tendo uma reflexão adequada com relação ao interesse e a necessidade do educando. Vasconcellos (2000, p. 80) ainda diz que: “ O planejamento é o processo continuo e dinâmico de reflexão, de tomada de decisão, colocação em prática e de acompanhamento.

O (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) RCNEI disponibiliza alguns princípios sobre o que seria o planejamento de um trabalho com qualidade.

* Respeito a dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas duas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.,;

* Direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;

* Acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas a expressão, á comunicação, á interação social, ao pensamento, á ética e a estética;

* A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;

* Atendimento aos cuidados essenciais associados á sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade. (Brasil, 1998, v.1, p. 13)

O Planejamento deve ser um atitude de visão critica por parte do educador com ralação ao seu trabalho, é o momento de rever, analisar, buscar novos significados á prática pedagógica, pois é necessário clareza, em sua intenção, entende-se que cabe ao educador o pesquisar e o conhecer o desenvolvimento infantil, a fim de propiciar a organização das atividades onde a criança tenha a oportunidade de vivenciar situações das mais diversas, que tenha a garantia sua participação com muita criatividade e que seja prazerosa em cada etapa de sua vida escolar.

Método à parte se faz necessário criar um ambiente alfabetizador.

Segundo Teberosky (2003) “É de especial importância apresentar às crianças os suportes de linguagem escrita, em particular os livros e, sobretudo, suportes que, nos lares das crianças, são poucos freqüentes”.

É na escrita e na leitura,que as crianças vão criando sentidos e se tornando "naturalmente" usuárias da linguagem escrita.

Esta visão levou Emília Ferreiro denominar "ambiente alfabetizador", que propunha levar para a realidade da sala de aula um ambiente similar ao que a criança vivia em seu dia a dia quando expostas a situações de leitura e de escrita. Emilia ainda defendia a idéia de que, o docente estaria contribuindo para o processo de alfabetização da criança. E que para que isso aconteça era necessário transformar a sala de aula num ambiente alfabetizador.

O estímulo à leitura em sala de aula, em cantos ou áreas de leitura, onde se encontrem não só livros bem editados e ilustrados, como qualquer tipo de material que contenha escrita (jornais, revistas, dicionários, folhetos, embalagens e rótulos comerciais, receitas, embalagens de medicamentos, etc.) A variedade de materiais não é só recomendável (melhor dizendo, indispensável) no meio rural, mas em qualquer lugar onde se realize uma ação alfabetizadora (FERREIRO,1998).

De acordo com Teberosky (2003) - Acreditar que o aluno pode aprender é a melhor atitude de um professor para chegar a um resultado positivo em termos de alfabetização. A grande vantagem de trabalhar com as séries iniciais de alfabetização é ter a evolução natural a seu favor. Se não existe patologia, maus-tratos familiares ou algo parecido, eles são máquinas de aprender. Processam rapidamente as informações, têm boa memória, estão sempre dispostos a receber novidades e se empolgam com elas.

A roda de conversa é a prática de se organizar em roda, e traz consigo inúmeros significados. É o momento de se expressar por meio da linguagem oral.

O sentimento, as ideias, os valores estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com