TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Trabalho Escolar: Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

É fato que o mundo vive em grande desigualdade social e política, e má distribuição de renda. Isto se dá pela má administração e os paupérrimos planos de governo voltado para a população carente. Onde não se observa nem um plano de governo voltado para sanar a pobreza da população, mas sim muitas promessas enganosas.

Desta forma para que haja uma transformação da sociedade em uma ação sadia é necessário haver um plano de governo que esteja ao alcance da população. É necessário haver um diagnóstico uma pesquisa de indicadores sociais, pois é a forma de levantar os questionamentos e alertar para os problemas existentes em um local ou sociedade.

É preciso haver mudança para a transformação da sociedade mediante a sua práxis social. Conhecer os problemas e os trabalhos realizados nas instituições governamentais e quais são suas metas para os estabelecidos dos problemas e o exercício delas.

Desta forma os indicadores sociais e os assistentes sociais são primordiais no levantamento dos questionamentos. Nenhum órgão seja ele municipal, estadual e federal são capazes de desenvolver projetos sozinhos, é necessário a ajuda de um profissional para esta área. Mediante isso o assistente social é um formador de opinião e também um graduado na área de projetos sociais.

Assim toda gestão necessita de um profissional que seja excelente naquilo que faz. O serviço social na atualidade vem formando profissionais capacitados e sabedores das normas práticas, didáticas e científicas na composição de um projeto social. E os indicadores sociais é um conjunto de somatória para todo o desenvolvimento.

Mas não podemos ver os indicadores sociais apenas como um método negativo, sim positivo, pois a partir da coleta de dados poderemos buscar resultados positivos que visem sanar algumas particularidades. Uma pesquisa pode também ser subsidiada para mostrar o que está sendo feito de melhoria e desta forma acrescentar mais ingredientes na receita que está dando resposta positiva. Desde modo acredito que o trabalho foi valido e será de grande importância no cotidiano profissional.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Importância dos Indicadores Sociais para a Construção de Políticas Públicas Adequadas Frente a Atuação do Serviço Social.

Os indicadores sociais são fundamentais nas ações públicas, pois é um trabalho que viabiliza o conhecimento dos problemas da sociedade. A partir dele podemos ter dados estatísticos sobre o número de crianças que morrem antes de completar dois anos de vida, quantos casamentos realizados, números de nascidos, número da população, a crescente pobreza, mortalidade, números de pessoas idosas, como também saber as ações que estão sendo desenvolvidas no meio ambiente.

É preciso averiguar a real necessidade do município como, por exemplo: as demandas de atendimentos, programas, e projetos. Estes diagnósticos permitirão que se desenvolvam projetos públicos, com uma política igualitária, tendo como foco a questão social.

Os indicadores sociais facilitam na avaliação das ações dos governantes. O IBGE é o principal órgão do governo que faz levantamentos sociais. Os indicadores realizam levantamentos quantitativos de números de morte, da economia, números de idosos, etc.

Os indicadores sociais são importantes para: a avaliação de números de taxa de desemprego, taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo e habilitação, estes são os problemas que assolam a sociedade em geral. Outro fator relevante é o levantamento de diagnóstico, direcionamento das ações e os processos de gestão.

Como exemplo pode citar: os índices ambientais, IDH dos municípios, índice de gênero, índice de raça, índice de pobreza, índice de responsabilidade social, mapa da fome, mapa da pobreza, mapa da violência. No meio social: problemas ligados a adolescência, gravidez, ao nascimento de crianças, idosos, meio-ambiente, número de analfabetos, mulheres no mercado de trabalho e pessoas com estudos superiores entre outros.

São elementos importantes para o controle da gestão administrativas, que permite a avaliação da eficiência e eficácia. Utilizada na avaliação de macro-acontecimentos sociais, em termos de definição de objetivos e avaliação do grau em que estes têm sido alcançados, inseridos no contexto econômico, e ainda no campo teórico. Sua dimensão é o estudo da dinâmica social, e as mudanças ocorridas na sociedade após o capitalismo.

A extrema desigualdade social no Brasil tem origem nos primórdios da colonização, possuindo especificidades contemporâneas produto de um processo de modernização e industrialização excludente e de base pobre. Ainda prevalece a má administração encontramos o desemprego, a falta de um saneamento básico, órgão de saúde em situação precárias, falta de escolas, falta de remédios, creches, casa de apoio para idosos, como também melhores informações para adolescentes, que hoje vivem rodeados por drogas e gravidez indesejada.

De acordo com Jannuzzi (2001), um indicador social é uma medida que deve ser vista como forma quantitativa, com significado social. É uma metodologia que informa a realidade da sociedade, isto é verificado em números e estatísticas. A partir dos indicadores sociais é possível fazer uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelas políticas públicas nacionais. Desta forma não devemos ver os indicadores sociais apenas como dados.

Segundo o IBGE, o Brasil é revelado com má distribuição de renda, menores abandonados, homens fora do mercado de trabalho. O país contínua com a permanente desigualdade social.

No município de Gurupi, no Estado do Tocantins, encontra-se muitas mazelas, e os indicadores sociais mostram que a cidade necessita de melhoras na área de habitação, na oferta de empregos, saneamento básico, melhores escolas, o desemprego também é preocupante, pois não há industrias e a maioria dos jovens tem que deslocar da cidade em busca de empregos em outras capitais.

Na área da saúde o hospital regional sofre pela falta de leitos, UTI, médicos em algumas especialidades, tendo em muitos os doentes terem que ser transportados para a Capital Palmas ou Goiânia.

Poucas oportunidades para os jovens recém formados, pois não encontram campo no município e acabam deixando os lares deslocando para outras localidades me busca de melhores empregos.

A cidade tornou-se cidade universitária, mas não dispõe de vagas para todos, pois existe uma única universidade federal e outras particulares, e nem todos tem condições de pagar uma faculdade particular.

Nem todos possuem uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com