TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Artigos Científicos: Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Autor: Friedrich Froebel

País de Origem: Alemanha

Biografia: Friedrich Froebel nasceu em Oberweissbach, no sudeste da Alemanha, em 1782. Em 1826, publicou seu livro mais importante “A Educação do Homem”. Fundou o primeiro jardim de infância, na cidade alemã de Blankenburg. O educador morreu no ano de 1851. Os jardins de infância rapidamente se espalharam pela Europa e nos Estados Unidos, onde foram incorporados aos preceitos educacionais do filósofo John Dewey (1859-1952).

Foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. Para o educador a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.

As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.

Treino de habilidades

Por meio de brinquedos que desenvolveu depois de analisar crianças de diferentes idades, Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas.

Brinquedos criados para aprender

Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança. O objetivo das atividades nos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e o material escolar eram determinados de antemão, para oferecer o máximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente.

Como deve ser a educação das crianças?

Froebel defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática. O caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses. Ele adotava, assim, a ideia contemporânea do “aprender a aprender”. Para ele, a educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos.

Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as ideias do suíço Jean Piaget. Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar.

O educador acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática. Na primeira infância, dizia, o importante é trabalhar a percepção e a aquisição da linguagem. No período propriamente escolar, seria a vez de trabalhar religião, ciências naturais, matemática, linguagem e artes.

“Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo”. Froebel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com