TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Trabalho Universitário: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Para turmas de creche, brincar e jogar não são passatempos: trata-se de atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo, devem-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento. Quanto mais variadas às cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor.

Formas divertidas de aprender:

• Jogos de encaixar - Para que servem, as peças podem ser empilhadas, montadas e encaixadas, criando novos formatos. Permitem aos pequenos testar seus limites e descobrir o que podem fazer com elas. Os pequenos entendem as ligações entre suas ações e o resultado que elas provocam - ou seja, têm um primeiro contato com a noção de causa e consequência. Mas a compreensão leva tempo e depende da repetição.

• Instrumentos Musicais - Para que servem, Chocalhos, pandeiros, xilofones e tambores com baquetas de ponta arredondada levam as crianças a descobrir a relação entre os sons e os movimentos que elas mesmas produzem. Outro ponto essencial para desenvolver esse tipo de atividade é a organização do espaço. A musica faz parte da rotina da creche, as atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, e permite a comunicação com o outro.

• Identificar formas - Quadrado, circulo, triângulo, retângulo. A bola é um objeto ótimo para brincar e ensinar para as crianças. O importante é deixar a aula interessante e proveitosa de maneira que as crianças aprendem brincando.

• Identificar cores - As crianças se interessam muito pelas cores, querem saber o que é cada cor, as professoras podem usar frutas para poder identificar, roupas, objetos.

• Desenhando os pés - Essa brincadeira é recomendada para as crianças de 5 a 10 anos e é recomendada para desenvolver a criatividade e a coordenação motora. É uma brincadeira que ensina a criança a dividir e esperar pela sua vez na hora de brincar.

Identificar formas e cores

Escolhi esse tema, pois tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las. É importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.

Existe algumas dificuldades em relação a esse tema, pois, a criança aprende devagar, passo por passo, não é simplesmente como um adulto, é necessário paciência. A criança vive em um mundo de cores e formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com