TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Seminário: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

1ª ETAPA

A Filosofia é o estudo dos problemas relacionados à existência, como ao conhecimento, à verdade, aos valores morais, á mente e a linguagem. Além de ser uma disciplina especulativa, que trabalha com problemas que ninguém consegue resolver.

Para que esses problemas sejam abordados, a filosofia se diferencia da religião e a mitologia por dar ênfase á argumentos racionais. Mas, se distingue das pesquisas cientificas, pois não questiona métodos empíricos em suas averiguações. Embora a filosofia precise de informações que geralmente são fornecidas por outras disciplinas.

Na filosofia não há procedimentos formais de prova. Podemos utilizar a lógica, mas somente como instrumento e acaba não definindo os problemas da filosofia, além de não originar o que é ou não um problema filosófico. Um problema é filosófico quando não há nenhum tipo de metodologia cientifica envolvida para tentar resolve-lo.

A filosofia é importante para a sociedade, pois visa o desenvolvimento do pensamento humano e é a partir dela que aprendemos a pensar e nos tornamos questionadores.

Assim como a filosofia não oferece resultados consensuais, a aceitação em sala de aula se torna difícil, tanto da parte do aluno como a do professor.

Dentro das instituições de ensino, os professores são preparados para instruir os resultados abreviados da ciência ou da matemática, de forma que os estudantes possam compreendê-los facilmente e aproveitar no desempenho de uma profissão associada.

Como a filosofia é de complicada compreensão e aceitação, a solução usada é trocar a filosofia por outra coisa, como pela história da filosofia. O que não é certo, pois o aluno precisa entender os problemas, as teorias e os argumentos da filosofia e saber discuti-los.

Compete à filosofia instigar os alunos a pensar sozinhos nos problemas e teorias da filosofia, com perguntas pertinentes ao assunto e com o auxilio de instrumentos filosóficos. Instrumentos estes que tem um importante papel no aprendizado, pois sem eles o aluno é reduzido à opinião do senso comum.

Como a filosofia traz a ambição de questionamento, o saber questionar produz seres pensantes, e isso não é conveniente para o governo. Colocar essa matéria no currículo escolar e aplicá-la de forma adequada produzirá muito trabalho, se tornando inconveniente aos governadores ter tantos seres pensantes na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com