TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Artigo: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar os caminhos percorridos pela Educação Infantil, assim como a importância do ambiente alfabetizador e os métodos de alfabetização, a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, a importância do planejar e avaliar para o educador da Educação Infantil, o desenvolvimento da oralidade da criança na roda da conversa, mostrar o quanto a ludicidade vem se mostrando cada vez mais importante e necessária na Educação Infantil.

2 DESENVOLVIMENTO

No passado não havia um olhar sensível para as necessidades da infância, ela era desconhecida pela sociedade, a criança era considerada um adulto em miniatura, representavam o pecado da carne, por isso a necessidade de vigiá-las e discipliná-las porque assim elas se tornariam boas. Hoje a infância é reconhecida pela sociedade e tem suas necessidades meramente conhecidas, conquistando respeito e direitos, embora ainda sendo vítimas de agendas lotadas, exploração de trabalho infantil, agressão, vivendo nas ruas sem nenhuma segurança. A LDB 9394/96 contribuiu para que a Educação Infantil deixasse de ser assistencialista e passasse a fazer parte da Educação Básica.

A importância do cuidar e educar na Educação Infantil são práticas que tem que andar lado a lado, não se separam, porque contribuem para a construção da aprendizagem infantil e o desenvolvimento integral da criança. Cuidar e educar e impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância.

O planejamento é uma das ferramentas que serve para auxiliar o professor a organizar, sistematizar os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, ajudando enriquecendo o ambiente escolar. Ajuda a propor ações que desafiem e extinguem as crianças, além de possibilitar várias possibilidades de trabalho de acordo com o tipo de rotina desenvolvidas junto às crianças. O avaliar para o professor na Educação Infantil é fundamental no fornecimento de informações oportunas, avaliamos por que somos comprometidos com os fazeres pedagógicos, e por que queremos contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, além de ajudar a compreender melhor as reais necessidades dos alunos.

O professor é a parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem infantil. Existe uma preocupação por parte dos educadores em encontrar a melhor “receita” para cumprir a tarefa de ensinar a ler e escrever. A procura mais eficaz perpassa a história de alfabetização no Brasil, uma luta pelo desejo de instaurar o novo se deu no passado em torno de dois tipos de métodos: sintéticos e analíticos. No que consiste esses dois métodos? O método sintético corresponde entre o oral e o escrito, entre o som e a grafia, iniciando pelas menores subdivisões das palavras para chegar ao todo; a criança aprende a pronunciar as letras e a estabelecer relações dos sons com a sua grafia. Ele ainda pode subdividir-se em silábico-sintético e fônico-sintético. O método analítico concebe a leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com