TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  3/11/2015  •  Resenha  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

A educação de jovens e adultos EJA é uma modalidade de ensino destinado aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental ou médio. A idade mínima para ingresso no EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 para o ensino médio.

O professor do EJA tem que ser um professor conquistador que conquiste cada vez mais seus alunos em sala de aula, tem que ser um professor incentivador que incentive sempre seus alunos, pois são alunos bastante cansativos do dia-a-dia.

Os alunos de educação de jovens e adultos têm um traço de vida, origens, idade vivencia profissionais históricos escolares, ritmos de aprendizagem e estruturas de pensamento muito diferente. São pessoas que vivem no trabalho.

O papel fundamental do educador do EJA é mostrar aos educando que não se deve ter vergonha, e sim, orgulho de voltar a estudar, ajudá-los a identificar o valor e a atividade do estudo, através de atividades ligadas ao cotidiano do aluno, e relacionar conteúdos significativos. O educador do EJA tem que elaborar aulas dinâmicas que busque despertar o interesse do aluno. Devendo sempre utilizar a experiência da turma como base fundamental na elaboração das aulas e projetos, mostrarem aos alunos que o saber do professor não é mais importante que o deles, e que a aula é um momento de troca de conhecimentos entre professor e aluno.

O ambiente escolar tem que ser construindo pelos conhecimentos dos alunos, tornando-se assim um ambiente mais prazeroso. O principal não é a matricula desse aluno. Mas sim, a permanência desse jovem e adulto na escola, para que produzem conhecimentos e se tornem sujeitos participativos na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com