TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação não Tem Cor

Pesquisas Acadêmicas: Educação não Tem Cor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO NÃO TEM COR

A historia e a cultura negras têm pouco ou nenhuma participação das crianças negras na ultima série do Ensino Médio representa a metade da registrada na 4 série. Dessa maneira, é possível concluir que crianças negras, enfrentam muitos obstáculos para permanecer na escola. E, sem duvida, está nas mãos dos professores o futuro delas como alunas e cidadãs, defensores de seus direitos.

Portanto, eis uma demanda urgente para você: ampliar a discussão e os projetos pedagógicos que privilegiam a igualdade racial. Desde maio, com a aprovação da Lei n* 10.639, é obrigatório o ensino de historia da África e da cultura afro-brasileira em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio. Para ajuda-lo a se adequar, mostramos os principais erros e acertos sobre questões raciais e projetos pedagógicos.

Uma boa medida para entender o impacto do preconceito e da discriminação na vida escolar, o relato de vida de professores nefros foi tema de um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais.

A historia de Creuza Maria de Souza Yamamoto, professora da rede municipal de São Paulo. Ela só se deu conta do racismo na vida adulta. ‘’ Na infância, parece que somos todos iguais e eu tentava me enxergar como meus colegas brancos. Mas minha cor era sempre motivo de piadas.

O trabalho tem dado resultado. A relação entre os alunos negros e brancos está melhor e com a valorização da cultura negra, agora diferentemente do que acontecia com a menina Marizeth.

Educação e Diversidade Cultural

1. Educação e Diversidade Cultural

A literatura universal é repleta de obras que tratam do tema estrangeiro. Isso leva á conclusão de que, para considerar algo ou alguém diferente, é preciso partir de uma comparação com algum tipo de padrão, norma ou expectativa cultural vigente em determinado grupo.

A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade.

A luta pelo direito ás diferenças sempre esteve presente na historia da humanidade e sempre esteve relacionada com a luta dos grupos e movimentos que colocaram e continuam colocando em xeque um determinado tipo de poder, a imposição de um determinado padrão de homem, de politica, de religião, de arte, de cultura.

A declaração sobre a Diversidade Cultural: votada e adotada em 2001 por todos os países membros da Unesco. A convenção Internacional para a proteção e Promoção da Diversidade dos Conteúdos Culturais e Expressões Artísticas.

No, entanto, devemos ser conscientes que a existência da diversidade não é isenta de conflitos, tensões e resistências. Como bem sabemos a distribuição do conhecimento muitas vezes não é igualitária. Pelo contrario, há diversidade de valores , praticas e crenças, mas se valoriza e se ensina a hegemônica. Para Moreira e Candau (2005), as instituições de ensino sempre tiveram dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença, tendendo a homogeneização e padronização.

2. O Desafio de trabalhar a identidade cultural na escola

A escola é o lugar em que todos os alunos devem ter as mesma oportunidades, mas com estratégias de aprendizagens diferentes.

‘’ Sabe-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com