TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elemento Textual

Dissertações: Elemento Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho de caráter interdisciplinar nos permitiu conhecer, analisar e compreender os rumos que a poesia brasileira tomou na segunda metade do século XX, que se iniciou no ano de 1950 e terminou no ano 2000. Este período foi marcado por muitos avanços tecnológicos, Guerra Fria, avanços na medicina, na educação, nos esportes, por regimes ditatoriais, entre outros fatos históricos, o que influenciou direta ou indiretamente nos ramos tomados pela poesia.

Este período foi marcada por muitas manifestações culturais, tanto no Brasil quanto em todo o mundo e essas manifestações mudaram a maneira de se ver o mundo da época. Os novos movimentos poéticos e musicais “traduziram”, de alguma forma, essa mudança de visão de mundo, principalmente no Brasil.

Logo no início do período estudado, há um movimento muito importante: a 3ª Geração Modernista (também chamada de Geração de 45), que durou cerca de 20 anos. As poesias deste movimento tinham uma grande preocupação social e investigação psicológica. Alguns poetas entendiam que a poesia devia retratar o contexto histórico da época, criticando-o ou apenas descrevendo-o, e assim surgiram as produções poéticas contemporâneas.

Juntamente com elas, surgiu o movimento concretista, que valorizava a adoção de aspectos geométricos à arte. Paralelo à este movimento, surgiram as produções de poesia social, que eram poetas “contra” a poesia concreta.

Na época da ditadura militar, no qual o governo censurava, oprimia e reprimia, a Poesia Marginal e o Tropicalismo surgem para mostrar a população os horrores daquele regime ditatorial. E, é claro, sofrem grande opressão do governo e os participantes desses movimentos são perseguidos.

Ao estudar este trabalho, acreditamos que o leitor aprimorará seus conhecimentos sobre os movimentos musicais e poéticos que ocorreram na Segunda Metade do Século XX e, consequentemente, aprimorará seus conhecimentos sobre a segunda metade do século XX e, assim, sobre o século XXI, já que tudo que existe hoje tem alguma razão no passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com