TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Que Permeia A Educaçao Brasileira

Pesquisas Acadêmicas: Elementos Que Permeia A Educaçao Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  2.681 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

Centro de educação a distancia - pólo mirante

Do Paranapanema – SP

Curso: letras

Acadêmicos

Ester samai santos silva Ra: 414071

Estersamai040195@hotmal.com

LETICIA PEREIRA DAS NEVES

RA 414098

leticia.julia@live.com

PATRICIA PEREIRA DOS SANTOS

RA 414121

Patriciapereira santos_ @ hotmail.com

DIANA CLAUDIADOS SANTOS BARBOSA

RA 419533

Dianaclaudia63@hotmail.com

MARIA LUCIAUNGULINO DA SILVA

RA:414111

Marialucia.letrasmail@hotmail.com

Disciplina: leitura e produção de texto

Relatório: os conceitos da leitura em diferentes teorias

Professor da disciplina: Dr. Luiz Roberto Wagner

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP

16/06/13

Resumo

Objetivo deste trabalho será aprofundar a leitura com compreensão, perceber como podemos desenvolver a produção de texto, as estratégias de leitura, os diversos gêneros textuais, como elementos coesivos para interagir junto ao leitor. Garantir a escrita formal com o uso da reforma ortográfica.

Introdução

Esta atividade foi elaborada de acordo com as pesquisas artigos sites e livros conforme a ATPS. O grupo fez a leitura da atividade prática supervisionada socializando as informações procurando entender as questões o que se pede e percebemos também dentro do contexto os planos de aprendizagens dirigidos pela a leitura. Para manter toda esta discussão realizou-se um debate, as etapas foram realizadas passo a passo, após colocarmos em pratica nossa opinião tivemos como resultado a construção do relatório.

De acordo com as informações coletada com as aulas presenciais estudamos sobre a concepção de leitura, assim nos ficou claro com as pesquisas o que é concepção de leitura concordamos com Adam starr (apud COLOMER, 2002, p.29) que entende por leitura a capacidade de entender um texto escrito. Nesse sentido, ler e compreender o significado de um texto e não somente o significado de palavra que o compõem

De acordo com koch (2010)’’durante a leitura de uma mensagem escrita o leitor deve raciocinar e inferir de forma continua, captando os significados que não aparecem diretamente no texto podemos inferir que a leitura é mais que a decodificação de signos lingüísticos, é algo complexo que envolve a participação ativa do leitor, diante deste contexto há uma interação entre o leitor, porem o leitor deve captar as intenções explicita e implicitamente deixada pelo o leitor o autor do texto, pois como sabemos aquele que produz um texto sempre deixa algumas lacunas para que o leitor do texto as preenchas. Dessa maneira não é possível compreender um texto com foco ou simplista, ou seja, um aglomerado de frases é necessário que o autor interaja com o texto para assim compreende lo.

Outro assunto que merece destaque são as estratégias de leitura, conforme koch (2010) as estratégias de leitura vem sendo o alvo de muitos estudos. Aqui neste trabalho cabe uma reflexão acerca de estratégias de leitura, para a realização de uma leitura podemos utilizar a leitura em voz alta, na qual o professor faz a leitura e este torna o modelo ainda pode se fazer a leitura colaborativa ,a leitura compartilhada,todos esse critérios são utilizado para despertar o aluno leitor .

Ainda dentro deste contexto a matéria chave que destaca com a concepção de leitura, é a leitura e produção de texto processo que se faz considerar a materialidade lingüística do texto e a partir deste elemento que ajuda ativar os conhecimento do leitor, por exemplo, a conhecer um sentido de um texto como as pluralidade de leitura e sentido por isso que o sentido não esta no leitor e nem no texto mas na interação com do autor com texto .

A seguir abordaremos um artigo de Silva L.L M da leitura na escola :livro, biblioteca,de classes 2009,ao analisar o artigo pode –se perceber que o autor aponta que o professor é perseverante pois e desafiador desenvolver hábitos de leitura assim o mais importante é tornar a leitura mais interessante,nesse sentido não há receita pronta o que se propõem são a utilização de estratégias de leitura e o professor devera se adequar da melhor maneira possível com a sala de aula.Nessa maneira pode se considerar que este artigo contribui para a formação dos professores, o ensino da leitura segundo Lilian Souza Martins (2009)ressalta que de inicio que embora a leitura seja uma universalmente tão reconhecida e compartilhada a ponto de a consideramos um bem já natural e um valor absoluto e ela não pode ser tomada como uma pratica sempre igual para e todos lugares ,nessa perspectiva e´que deveremos em sala de aula estimular os estudantes para ler e não somente para decodificar mas para que estes possam desenvolver as competências e habilidades necessárias para atuar na sociedade do conhecimento,cabe a escola ensinar o sujeito a ler e aprender formar leitores.

Assim podemos notar que atualmente em umas salas de aula , há os diferentes saberes, engana-se o professor uma questão com o intuito que os todos estudantes tenha as mesma resposta, já não é possível ,pois o conhecimento é amplo as fontes de pesquisa são diversas. E nesse sentido que deve ser estimulado a utilizar suas capacidades e habilidades

Refletimos o artigo da revista presença pedagógica chamado a leitura na escola primaria brasileira, este artigo aponta uma visão panorâmica para o ler nessa instituição . E em suas pesquisas perseguem, realidades antigas, através das pistas que encontram em materiais didáticos, programas de disciplina, regimento escolares, a literatura, ou mesmo em depoimento de velhos professores. Tais indícios ,quando recolhidos ,organizados, lido e interpretado permitem uma visão, das formas antigas de se ensinar a ler na escola brasileira: antigo entendimento pratica ou maneira de fazer.

O papel da escola e sem duvida despertar a competência leitora e escritora assim destacaremos os diferentes gênero textual toda escrita exerce uma função social, uma carta um email, uma apresentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com