TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos de conexão previsto na legislação brasileira sobre Direito Internacional Privado

Por:   •  29/10/2017  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Elementos de conexão previsto na legislação brasileira sobre Direito Internacional Privado

Os negócios e atos jurídicos com elementos de estraneidade são por excelência o objeto do Direito Internacional Privado. Neste contexto, há diferentes regras para determinação do direito aplicável a um caso que extrapole os limites de um só Estado, sendo o objetivo deste trabalho abordar os elementos de conexão que recorrentemente estão presentes no ordenamento jurídico internacional, quais sejam: domicílio, nacionalidade, lex fori, lex rei sitae, lex loci delicti comissi, lex loci executions, locus regit actum e autonomia da vontade, sendo a ênfase apresentada ao elemento de conexão de nacionalidade para domicílio, adotado pelo Brasil.

 É de suma importância o estudo acerca do presente tema, visto que, serão esses elementos de conexão que irão definir a legislação aplicável na concretude de cada relação jurídica no âmbito internacional privado, pois, no ato jurídico internacional a aplicação da lei de um país, implica em um elo com o outro país, tendo os elementos de conexão função ímpar na órbita das relações internacionais, com função de solucionar o aparente conflito de leis no espaço internacional, definindo qual lei deve ser aplicada à relação jurídica internacional privada.

Dessa forma, pode ocorrer de um ato praticado no Brasil e que está sendo julgado aqui, possa ter alguma ligação com a lei estrangeira. Pode ocorrer ainda, de um juiz brasileiro consultar e aplicar no Brasil, a legislação de outro país. Essas situações podem ocorrer devido aos elementos de conexão. Estes elementos recebem essa denominação porque, não obstante o fato tenha ocorrido no Brasil, de alguma maneira está interligado com outro País.

Del’Olmo (2011)[1] esclarece que “elemento de conexão pode ser entendido como a parte da norma de Direito Internacional Privado que torna possível a determinação do direito aplicável, seja o nacional (do julgador), seja o estrangeiro”. Nesse jaez, quando houver conflito de lei no espaço que envolva um tema de relevante interesse jurídico, os elementos de conexão serão responsáveis por apontar qual a norma a ser aplicada.

Segundo o autor Egdar Carlos, a modificação do elemento de conexão de nacionalidade para domicílio, adotado pelo Brasil, ocorre justamente no período histórico da Segunda Guerra Mundial. Durante o referido período, vários navios brasileiros foram afundados em nossas costas, consequentemente, surgiu entre os nacionais a vontade de declarar guerra contra àquelas nações responsáveis por buscarem seus súditos em nosso território, como Alemanha, Itália e Japão. Se o Brasil continuasse a aplicar o elemento nacionalidade, seria obrigado a utilizar as leis alemães, italianas e japonesas em decorrência dos envolvimentos daqueles indivíduos. Por essa razão, modificou-se o elemento de conexão de nacionalidade para domicílio, tendo total autonomia para aplicar a sua regulamentação jurídica – brasileira – caso estes estrangeiros fossem domiciliados em território brasileiro.

A lei do domicilio (lex domicilii) é o elemento de conexão adotado no Brasil. No conflito de leis no espaço aplica-se a lei do local onde as partes estejam domiciliadas, caso cada parte resida em um lugar, aplica a regra de direito interno, do domicílio do réu. Exemplo: O artigo 7º, § 1º da Lei de Introdução ao Código Civil prevê que quando um casamento for realizado no Brasil, será aplicada a lei brasileira quanto aos impedimentos dirimentes e às formalidades da celebração.

        Conclui-se que há elementos que conectam a lei brasileira à lei de outro País, quando aplicado em determinado fato ou ato em concreto. Os elementos de conexão constituem um fato vinculado a um ato que, apesar de se localize no Brasil, estabelece uma conexão com outro País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com