TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo futebol alemão

Por:   •  1/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE TRÊS CORAÇÕES

Decretos Estaduais n° 9.843/66 e n°16.719/74 e Parecer CEE/MG n° 99/93

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO VERDE DE TRÊS CORAÇÕES

Decreto Estadual n° 40.229, de 29/12/1998

ADAM VINÍCIUS FAUSTINO FONTES

ALAN CESAR BENTO SILVA

ANDRÉ LUÍS COSTA EGÍDIO

ANDREOLLE AUGUSTO DOS SANTOS

EMPREENDEDORIMOS NO FUTEBOL ALEMÃO

TRÊS CORAÇÕES

2015

ADAM VINÍCIUS FAUSTINO FONTES

ALAN CESAR BENTO SILVA

ANDRÉ LUÍS COSTA EGÍDIO

ANDREOLLE AUGUSTO DOS SANTOS

EMPREENDEDORIMOS NO FUTEBOL ALEMÃO

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Projeto Integrador, do curso de Educação Física, 1° Período, da Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR ministrado pelo professor Edison Lúcio dos Santos.

TRÊS CORAÇÕES

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. JUSTIFICATIVA        

3. OBEJTIVO        

4. DESENVOLVIMENTO        

4.1 EMPREENDEDORISMO        

4.2 INVESTIMENTOS        

4.3 CAPACITAÇÕES DE TREINADORES        

4.4 RESULTADOS        

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1. INTRODUÇÃO

        Nossa pesquisa irá apresentar como um bom trabalho empreendedor no futebol, no caso alemão, pode trazer bons resultados.

        Após o fracasso na Eurocopa de 2000 sendo eliminada e ficando em último lugar da fase de grupos e também pelos resultados não satisfatórios nas duas copas anteriores 1994 e 1998, clubes, federações locais e jogadores se reuniram para discutirem o rumo do futebol alemão, pois já não era mais competitivo. A partir deste fato começa uma grande mobilização nacional para reconstrução futebolística do país, assim inicia-se o trabalho empreendedor, focado em inovação.

2. JUSTIFICATIVA

        A motivação para realização deste presente trabalho foi através da ascensão atual do futebol alemão, gostaríamos de saber o que levou a reestruturação e inovação da metodologia de trabalho.

3. OBEJTIVO

        Demostrar que dentro do futebol também há espaço para empreender, buscando métodos extra campo para potencializar resultados apresentados dentro do mesmo.

4. DESENVOLVIMENTO

4.1 EMPREENDEDORISMO

        Empreendedorismo está relacionado ao desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial).

Empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competências pra inovar, criar, abrir, e gerir um negócio, obtendo resultados positivos.

 Características de um empreendedor:

  • Criatividade
  • Capacidade de organização e planejamento
  • Responsabilidade
  • Capacidade de liderança
  • Habilidade para trabalhar em equipe
  • Gosto pela área em que atua
  • Visão de futuro e coragem para assumir riscos
  • Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
  • Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
  • Aprender com o próximo
  • Facilidade de comunicação e expressão

4.2 INVESTIMENTOS

O vitorioso futebol alemão, atual campeão mundial de futebol se viu em declínio na Eurocopa de 2000 realizada na Bélgica, a seleção alemã foi eliminada ainda na primeira fase, com uma das piores campanhas da competição marcando apenas um gol e terminando em penúltimo na classificação geral com apenas um ponto marcado. Com a humilhante eliminação era preciso investir, inovar, mas como? A resposta imediata veio como investir na base, nos jovens talentos.

Um projeto foi feito para o futebol, cujo à prioridade era atrair jovens talentosos de cidades do país e formá-los visando o resultado á longo prazo. Gastos milionários com estrelas estrangeiras foram trocados por investimento na formação de novos jogadores, a federação colocou como exigência para participar do campeonato nacional o investimento em escolinhas de futebol.

Desde então foram investidos US$ 1 bilhão no desenvolvimento de futuros craques no país, que hoje em dia são 366 centros de treinamentos de menores, empregando cerca de mil treinadores e dando a oportunidade para 25 mil alemães tentarem a sorte no mundo do futebol.

O rigor nos treinamentos segue o estilo alemão, aos jovens de sete anos de idade é obrigatória à presença nos treinos de três vezes na semana, para os que promete serem futuras estrelas do futebol, o tratamento é VIP. Os jogadores são proibidos de dar entrevistas para evitar a exposição e ter pressão antes do momento certo. É necessário um bom rendimento escolar, o projeto tem sim como objetivo o futebol, porém conjunto com a formação escolar, os alunos com desempenho acadêmico ruim são desligados do programa. Assim, atletas que se profissionalizam também conseguem entrarem nas universidades.

4.3 CAPACITAÇÕES DE TREINADORES

Após investir em centro de treinamentos e em jovens era necessário investir na comissão técnica, pois só assim iriam conseguir desenvolver o projeto de forma homogenia e satisfatória.

Primeiramente enviaram seus atuais treinadores a países de excelência no futebol, como França, Holanda e Espanha, para entenderem como eram feito os trabalhos futebolísticos que rendiam frutos aos mesmos, suas metodologias de ensino (técnico e tático) eram altamente eficazes.

Em seguida investiram na formação de treinadores, onde a Federação Alemã é a responsável pelo processo de licenciamento, começando pelas licenças C, B e A, seguidas pelo curso de Professor de Treinadores. Os cursos C e B são oferecidos por centro de treinamentos, onde licença C capacita para Desenvolvimento do Futebol e a B para Formação de Atletas, enquanto o curso A (Futebol Profissional) e o curso para Professor de Treinadores são centralizados. Porém, suas licenças não são permanentes, é necessário de 2 em 2 anos serem renovadas, com consequência positiva de sempre terem profissionais atualizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com