TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empregos

Seminário: Empregos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalhos que oferecem crescimento pessoal, sentimento de participação e senso de realização aos funcionários geram as recompensas mais eficazes: a motivação interna. Esta motivação é uma característica que deve brotar prioritariamente de dentro de cada indivíduo. Uma pessoa internamente motivada não precisa de estímulos externos para executar bem sua tarefa. Ao contrário, nestes casos, uma ênfase excessiva em estímulos externos pode acabar eliminando a motivação interna de cada um. Em resumo, a motivação pessoal nem sempre pode ser alcançada através do dinheiro.

MAS ...

Esta auto-motivação, por melhor que seja, não é encontrada igualmente em todas as pessoas ou, ainda, nem sempre ela alavanca o tipo de desempenho especificamente desejado. Os incentivos financeiros podem, com isso, se constituir em motivadores universais, representando o sinal mais evidente da valorização do trabalho do funcionário por parte da fazenda.

Posto isso, a importância do dinheiro, enfim, não deve ser nem super nem subestimada.

Neste artigo, iremos discutir alguns dos princípios que devem nortear a implementação bem sucedida de planos de incentivos financeiros em fazendas de leite. A maior parte dos itens foi obtida do trabalho do Prof. Gregorio Billikopf Encina, da Universidade de Berkeley (USA).

"Um sistema de bonificação é algo vivo, que precisa sempre evoluir e, uma vez implementado, não pode ser esquecido". Kenneth Beswick, fazendeiro da Califórnia, EUA.

PRINCÍPIOS

Há 2 tipos de sistemas de bonificação: o casual e o estruturado.

A bonificação casual é aquela que não está necessariamente ligada a uma medida de desempenho que possa ser acompanhada e quantificada. Deve ser vista como um prêmio eventual, oferecido pelo proprietário ou pelo administrador. Para funcionar bem, deve ser ocasional, sem periodicidade definida, caso contrário acaba por ser considerada parte integrante do salário e perde seu valor como incentivo. Ainda, ela não necessariamente precisa ser financeira, podendo ser refletida em dias adicionais de férias, jantares em restaurantes, churrascos, entradas para um jogo de futebol ou outra bonificação deste tipo que, inclusive, pode partir de sugestão dos próprios funcionários. A aplicação da bonificação deve ser acompanhada do motivo específico para esta, como "por reduzir a mortalidade de bezerras" e não "por sua contribuição à fazenda", que acaba por ser muito geral. É preciso ligar o prêmio ao benefício específico gerado pelo desempenho de cada um.

Como pontos negativos, há a possibilidade de ciúmes por parte de funcionários não agraciados ou sentimentos de favorecimento a algumas pessoas. Para contornar o primeiro ponto, deve-se evitar a gratificação pública a alguém, especialmente se estão presentes pessoas que executam função semelhante a este indivíduo. Uma maneira de evitar um sentimento de favorecimento é dar a chance aos próprios funcionários de elegerem os que merecem bonificação.

Outra forma de bonificação casual reside na recompensa por sugestões feitas por funcionários. Sugestões que necessitem de pouco investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com