TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Era digital e coeducação

Resenha: Era digital e coeducação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Resenha  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

A era digital e a aprendizagem colaborativa

As perspectivas para o século XXI dão conta de que a Educação será vista como pilar para alicerçar os ideais de justiça, paz, solidariedade e liberdade. Todas as mudanças pelas quais o mundo vem passando são reais e irreversíveis, assim duas transições importantes são presenciadas por essa humanidade hoje: a era do conhecimento e a era da globalização. A Educação hoje é vista como planetária, mundial e globalizante. Educar nessa nova ordem leva a refletir sobre o processo de globalização que passa a integrar os sistemas financeiros, econômicos, políticos e sociais do mundo inteiro. O processo de mudança de paradigmas para a educação atinge, sobretudo, as universidades, pois exige de todos aprendizagem e atualização constantes.

As exigências de uma economia globalizada afetam diretamente a formação dos profissionais em todas as áreas do conhecimento forçando esses profissionais a buscarem uma formação mais qualitativa e diferenciada. O novo desafio das universidades está em instrumentalizar os alunos para a formação continuada que o acompanhe pela vida. Isso leva o professor, certamente, a repensar sua prática pedagógica. A nova consciência é de que o professor não pode absorver todo o universo de informações, portanto seu enfoque deverá estar no aprender, incentivando os processos de investigação e pesquisa.

Dessa forma, o aluno passa do papel passivo de ouvir, decorar e ler para crítico, pesquisador e atuante e co-responsável por sua construção de conhecimento. Nesse processo, professores e alunos devem aprender como acessar informações, onde buscá-las e o que fazer com elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com