TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Do Aprendizado

Exames: Escola Do Aprendizado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 6

A escola do aprendizado

Escola do aprendizado dayanne louise

Presentation Transcript

Questões chave 0 Quem é realmente o arquiteto da estratégia? 0 Onde ocorre a formação da estratégia na organização? 0 Até que ponto o processo pode ser de fato deliberado e consciente?

Escola de Aprendizado 0 Pesquisadores perceberam que quando havia um redimensionamento estratégico importante, este dificialmente era de origem formal; 0 Advinham de pequenas ações do dia a dia, tomadas por todos os tipos de pessoas; 0 A soma dessas pequenas ações resultava em grandes mudanças de direção ao longo do tempo.

Além da Estrutura Formal

Estratégias maiseficazes, menos inteligentes (Clever)

Escola de Aprendizado0 A sexta escola da série e terceira do grupo das escolas descritivas.0 A formulação da estratégia resulta de um processo emergente, participativo - a aprendizagem coletiva; como as estratégias de fato se formam na organização ou que – pessoas informadas em qualquer parte da organização podem contribuir no processo de estratégia.0 A escola se desenvolveu através de diversas fases – como ela mesma aprendeu.

Incrementalismo Desarticulado0 Primeiras citações surgiram nos anos 60, com a elaboração de um conjunto de idéias.0 Decisões tomadas mais para resolver problemas do que para explorar oportunidades, com pouca consideração de meta;0 Os indivíduos de uma organização se empenhavam num processo informal de ajuste mútuo0 Não chegou a ser de formação de estratégia

Incrementalismo Lógico0 Década de 800 A organização consistida de vários ‘subsistemas’ sendo o processo do desenvolvimento estratégico de natureza incremental, de concepções integradas. O estrategista continua sendo o agente principal, porém sua estratégia necessitam estar em constante mudança alinhado com as decisões tomadas em cada subsistema.0 Teoria Evolucionária vêem as mudanças como derivando das interações dos subsistemas, em vez da liderança por si só.0 Emergem das rotinas, que são padrões repetitivos de atividades que sustentam e controlam o funcionamento regular da organização, sendo também responsáveis pela criação de mudanças.0 Mais ênfase na estratégia do que no estrategista.

Empreendimento Estratégico0 As iniciativas estratégicas se desenvolvem no fundo da hierarquia e então são defendidas, por gerentes de nível médio, que buscam a autorização de altos executivos.0 Movimentação estratégica, mas não necessariamente estratégia.

Estratégia emergente:0 A estratégia deliberada focaliza o controle- certificando-se que as intenções gerenciais são realizada em ação0 Já a estratégia emergente focaliza o aprendizado - compreensão pelo por meio da execução de ações regidas pelas

Aprendendo Estratégia na Organização Profissional0 Decisões tomadas por julgamento profissional : profissionais decidem por conta própria, porque anos de treinamento garantem que eles irão decidir de forma aceita em sua profissão. A liberdade individual se transforma em controle profissional.0 Decisões tomadas por sanção administrativa : capacidade dos gerentes centrais para gerenciar os profissionais através da hierarquia tradicional.0 Decisões tomadas por opção coletiva : Modelo colegiado baseado no interesse comum, modelo político baseado no interesse próprio, modelo “lata de lixo”, baseado em uma espécie de desinteresse e um modelo analítico também baseado em interesse próprio, porque utilizam a análise para promover seus candidatos estratégicos ou bloquear aqueles dos outros.0 Estratégias na Organização Profissional: A organização profissional é extremamente estável; contudo, em suas práticas profissionais, está em estado de mudança perpétua. A organização nunca muda enquanto suas operações nunca param de mudar.

Aprendendo Estratégia na Organização Profissional0 Todo comportamento estratégico real precisa combinar controle deliberado com aprendizado emergente.0 O verdadeiro aprendizado tem lugar nainterface de pensamento e ação, quandoos agentes refletem sobre o que fizeram.O aprendizado estratégico deve combinar reflexão com resultado.

Compreensão Retrospectiva0 O mundo é decretado. A realidade emerge da interpretação e atualização constantes de nossa experiência passada. Precisamos de ordem, mas esta gera anomalias e estas, por sua vez, fazem com que mudemos nossa ordem.0 Aprender não é possível sem agir. Compreensão emergente :0 As organizações podem aprender reconhecendo padrões em seus próprios comportamentos, convertendo assim estratégias emergentes do passado em estratégias deliberadas para o futuro.

Aprendendo com “Erros” na Honda Estratégia como Conjunto de posições Perspectiva unificada Plano Deliberado Planejamento VisãoEstratégia como Padrão Emergente Empreendimento Aprendizado

Premissas0 1. A natureza complexa e imprevisível do ambiente da organização impede o controle deliberado; no final formulação e implementação se tornam indistinguíveis. 2. O líder também deve aprender juntamente com todo o sistema coletivo. 3. O aprendizado precede de forma emergente através do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para a compreensão da ação. 4. O papel da liderança é gerenciar o processo de aprendizado estratégico e não de preconceber estratégias deliberadas. 5. Estratégias aparecem primeiro com padrões do passado, depois como planos para o futuro e finalmente como perspectivas para guiar o comportamento geral.

Novas direções para o aprendizado estratégico0 Aprendizado como criação de conhecimento0 As dinâmicas das capacidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com