TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Estadual Adalgisa de Barros

Por:   •  23/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

  Escola Estadual Adalgisa de Barros

     Carnaval como fonte de renda

                                          Várzea Grande/MT


  Escola Estadual Adalgisa de Barros

         

      Carnaval como fonte de renda

Alunos(as): Caroline, Kamilly,Jhaniny,Natalia e Flavia

Prof: Alex

Disciplina: Sociologia

Série: 1 Ano        

Data: 21/02/19

                      Várzea Grande/MT


                       Introdução

Retiramos essa matéria de um site de noticias e informações, basicamente conta como andam as previsões para o Carnaval de 2019 e demonstra a quantidade de pessoas que aproveitam a oportunidade para fazer dinheiro;

“Neste ano, de acordo com cálculos da Belotur, o Carnaval será 20% maior do que no ano passado, com a participação de nada menos do que 4,5 milhões de foliões, que vão se esbaldar em 550 blocos. 
Para abastecer a multidão com fantasias e adereços e matar a sede e a fome dos turistas que irão invadir as ruas da cidade, o número de vendedores ambulantes também aumentou. Pelo menos 13 mil pessoas foram credenciadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para vender bebidas e acessórios carnavalescos. 

Para se ter uma ideia, em 2018, quando a festa reuniu 3,8 milhões de foliões, foram 9,5 mil vendedores cadastrados. No período de muito samba no pé, e também axé, forró, jazz e até sertanejo, tendo em vista a variedade musical dos blocos, a movimentação financeira na capital mineira alcançou cerca de R$ 530 milhões. 

De olho nessa dinheirama derramada por turistas e locais, empreendedores belo-horizontinos passaram a enxergar na Festa de Momo uma oportunidade de ouro para ganhar um dinheiro extra. São artesãos, maquiadores, vendedores e motoristas de aplicativos que contam com a diversão alheia para propagar o negócio e engordar a conta bancária.

Ou seja, O Carnaval é muito mais que uma festa. Virou um lucrativo negócio !”

Postada no dia 02/02/2019

 O Carnaval gera cerca de 250 mil empregos temporários, como costureiras, marceneiros, maquiadores, entre outros. No setor fantasia a movimentação é intensa, pois pessoas de todo o país estão atrás de criatividade e bons preços

 Muita gente aproveita o carnaval para ganhar um dinheiro extra. A venda de lanches e bebidas ainda é a atividade mais tradicional, mas tem outras alternativas que chamam atenção pela criatividade.

 A maquiagem nas ruas é algo muito comum e popular, os maquiadores tendem a cobrar de 5 a 10 reais para a maquiagem, e ganham cerca de 100 a 150 reais por dia.

 As caricaturas também fazem sucesso, eles vendem desenhos de personagens e pessoas famosas, assim como também fazem desenhos dos foliões.

Para ilustrar melhor separamos dois empregos temporários que são muito utilizados como forma de arrecadação de dinheiro nesses dias de festa:

  • Maquiadores

 

Apostar em uma maquiagem diferente nesse Carnaval. Esta é a proposta que muitos maquiadores de plantão estão fazendo para quem quer chamar atenção durante as festas de Momo e incrementar na fantasia sem deixar a beleza de lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com