TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Superior de Educação de Viseu Campanhas Publicitárias

Por:   •  15/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 9

Escola Superior de Educação de Viseu

Campanhas Publicitárias

Bem e malsucedidas

Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Pragmática da Comunicação, orientado pela docente Ana Isabel Silva.

Discentes:

Diana Faustino 11721;

José Sousa 11746.

Viseu, janeiro de 2019.

Resumo

        Todo este trabalho surge no âmbito da unidade curricular de Pragmática da Comunicação, em que era possível optar por um dos diversos temas fornecidos pela docente responsável pela disciplina.

        Neste contexto, o tema retratado será a análise de publicidades bem e malsucedidas, aplicando a matéria lecionada e dar a conhecer os pontos bons e maus das situações escolhidas.

        Dado isto, serão apresentadas quatro publicidades, em que duas delas são bem-sucedidas e as restantes são exemplo de campanhas malsucedidas. Além disto, acrescenta-se o facto de, maioritariamente, os anúncios serem internacionais e de um certo caráter distinto um dos outros. 


Introdução

        Toda a realização deste trabalho baseia-se na referência e análise de publicidades que são exemplo de sucesso ou então de fortes críticas por parte do público em geral e até mesmo daqueles que mais seguem mais de perto as determinadas marcas apresentadas.

        As quatro publicidades presentes são maioritariamente internacionais, sendo três de cariz visual, e uma de cariz audiovisual, embora já tenha sido retirada de todas as plataformas da internet devido ao seu insucesso.

        

        


Enquadramento do tema

        Entre os vários temas que foram apresentados na aula, escolhemos a Publicidade devido ao facto de ser uma área que nos agrada e que pretendemos explorar e saber mais. Deste modo, analisamos quatro campanhas publicitárias de acordo com o que foi lecionado durante as aulas da cadeira.

        Sendo que, as campanhas publicitárias que escolhemos para o trabalho são internacionais, mas com um carácter diferente entre todas.

        As quatro campanhas publicitárias, dividem-se em duas que foram bem-sucedidas e as outras duas com repercussões negativas.

Campanhas publicitárias bem-sucedidas 

Um alcoólico não fere apenas a si mesmo.”

        A publicidade em questão fala de como o álcool é uma doença familiar. Não atinge apenas a pessoa em questão, mas também os seus parceiros e filhos. é prejudicial a saúde e a convivência familiar e social, tal como a nível de trabalho e bem-estar.

        A publicidade é desenvolvida pela BBDO de Berlim para a Blaues Kreuz, a empresa em questão fornece também um tratamento e acompanhamento para os viciados e para os seus familiares.

Numa primeira imagem, temos um homem a beber um shot enquanto a sua mulher, filho mais velho e recém-nascido caem pelo seu corpo afogando-se no álcool.

        Numa segunda imagem vemos uma mulher a beber também um shot enquanto as suas filhas abraçadas ao próprio pai caiem afogados no álcool.

        Dado tudo isto, vemos que a finalidade da publicidade passa pela transmissão de uma mensagem. O próprio slogan e as imagens presentes relacionam-se, dado que as figuras revelam a consequência de beber álcool, mostrando que o alcoolismo prejudica a pessoa e a tudo o que a rodeia. Vemos assim a existência de uma máxima relação bem como a existência de atos ilocutórios Assertivos e Diretivos. Além disso, podemos referir a existência de dois níveis de princípio de economia, mais propriamente, o nível fonológico e o nível gráfico.

        O anúncio apresenta-nos assim uma ideia objetiva porque as imagens mostram com clareza aquilo que a empresa pretende. Vemos então o nível Macrossocial porque o que a publicidade é que o álcool prejudica tanto a vítima como as pessoas a sua volta.  

“Audi – Leave your phone while you drive”

        A publicidade em questão fala de como o uso do nosso telemóvel, enquanto conduzimos, nos retira o campo de visão total da estrada em que circulamos bem como a perceção de tudo o que nos rodeia. Além disto, a própria noção das distâncias é posta em causa quando recorremos às redes sociais e escrevemos mensagens enquanto estamos ao volante do nosso veículo.

        A publicidade é desenvolvida por uma empresa publicitária na Bulgária, a Saatchi & Saatchi, que elabora três imagens, enquadrando diferentes redes sociais em diferentes fundos e contextos.

        Numa primeira imagem, temos uma estrada com um penhasco em que a imagem sobreposta à de fundo é uma foto no “Instagram” com a estrada a continuar aquando a mesma tem uma curva ligeira à direita.

        Na segunda imagem, vemos um trilho de linha comboio como imagem de fundo aquando a imagem central indica uma continuação da estrada que seguimos, sem termos a perceção das barreiras fechadas do respetivo trilho, o que no remete para a aproximação da passagem de um comboio que acaba por não ser interpretada pelo condutor que conversava por mensagens com a sua mãe.

        No que diz respeito à terceira imagem elaborada para esta campanha, e sendo considerada a mais comovente por envolver outra vida, retrata um veado a atravessar a estrada em que o condutor acaba por não o ver devido à utilização da rede social “Facebook”, enquanto conduzia.

        Dado tudo isto, vemos que a finalidade da publicidade passa pela transmissão de uma mensagem. O próprio slogan e as imagens presentes relacionam-se, dado que as figuras revelam a consequência de conduzir e usar o telemóvel ao mesmo tempo, no que toca à distorção da realidade. Vemos assim a existência de uma máxima de relação bem como a existência de atos ilocutórios diretivos e assertivos. Além disto, podemos referir a existência de dois níveis de princípio de economia, mais propriamente, o nível intertextual, devido ao apelo do slogan em não usar o telemóvel enquanto conduzimos, e o nível gráfico, devido ao facto de as imagens das redes sociais omitirem a realidade da estrada em que circulamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (942.4 Kb)   docx (807.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com