TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILEMOM ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO SÃO PAULO – SP

Por:   •  7/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 9

FILEMOM ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

SÃO PAULO – SP

Introdução

A inquirição filosófica ou filosofia é a questionamento feito por amor à sabedoria, que vai à procura do conhecimento racional de todas as coisas. Ao buscar o porquê das coisas e as respostas dadas pelo homem, a inquirição filosófica tem por objeto todas as coisas, mas a partir das causas próximas, aprofunda-se na busca das causas últimas. Difere, por sua vez, das outras ciências, sendo todas elas com um objeto restrito (a Geologia as rochas, a Zoologia a vida animal, a Botânica, as plantas, etc.) além de que essas outras ciências investigam apenas até onde encontram causas naturais.

A filosofia ultrapassa o campo experimental e põe em pauta coisas metafísicas como, por exemplo, a existência dos valores, a natureza humana, a origem do universo, etc. Busca encontrar toda a verdade em todas as suas implicações. A Filosofia aplica-se também à Educação: é a inquirição filosófica ou simplesmente Filosofia aplicada à problemática da Educação.

Educação

 Portanto, o que dizem ser Educação? Aurélio Buarque de Holanda em seu dicionário (2ª. Ed.1986) resume e sintetiza o que os filósofos definem como Educação: “1. Ato ou efeito de educar-se. 2. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social: educação da Juventude; educação de adultos; educação de excepcionais.” O processo de educar consiste em ensinar o indispensável à boa educação, e o processo de educar-se (autodidatismo) é absorver os conhecimentos indispensáveis a esse mesmo fim, que no primeiro caso, o ensino é o elemento fundamental. A educação dentro de uma sociedade se manifesta como um início em si e também como um instrumento de manutenção ou transformação social e individual. Assim sendo, ela necessita de hipóteses, de conceitos que fundamentem e orientem o seu caminho. A filosofia fornece à educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando e o educador.

 O educando, quem é, o que deve ser qual o seu papel no mundo; o educador, quem é, qual o seu papel no mundo; a sociedade, o que é, o que pretende; qual deve ser a finalidade da ação pedagógica. Estes são alguns problemas dos quais exigem a reflexão filosófica.

Filosofia e Filosofia da educação

A palavra filosofia é grega, sendo composta de duas: philo e Sophia. Philo e derivadas de a primeira, que significa; amizade, amor fraterno, respeito pelos iguais e a segunda que é sophia quer dizer sabedoria.Portanto filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Pode-se definir de acordo com (CHAUÍ, p.190), que: "Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e respeita". Deparamos algumas vezes com pessoas falando de suas concepções de vida descrevendo as como, "essa é minha filosofia de vida".

Diante deste enunciado, pode-se pensar que o autor desta frase está fazendo referencia a um conjunto de ideias mais ou menos coerente que regulam seu modo de viver e enxergar o mundo, também dá referencia ao seu comportamento moral, a sua ética, o que considera certo ou errado, belo ou feio, ou seja, é uma concepção formada em sua ótica de leitura do âmbito geral da vida e a como a defini (SAVIANI. 2000, p. 45).

Acontece, porém, que a comunicação dos homens entre si e com as coisas estabelece relação que se bastam a si mesmas. Não se trata, pois, de se utilizar um elemento pra se chegar a determinado objetivo, nem do reconhecimento da liberdade, ou de apreensão da realidade objetiva do ponto de vista da veracidade. Trata-se de um significado intrínseco à própria relação (domínio estético).

A filosofia educacional consiste em propiciar, por meio do ensino, o amadurecimento da pessoa, com o objetivo de fazê-la definir sua própria vida, tendo a consciência que tens o poder de decidir, ou seja, de fazer sua escolha, que a partir dessas escolhas poderá receber as consequências tanto de forma positiva ou negativa, isso se dá mediante a reação da escolha, esta reação à pessoa não pode escolher.

De forma analógica pode assim conceituar a filosofia da Educação como sendo um conjunto de ideias que nos define como é a educação.

Ensinar e Educar

Ensinar refere-se especificamente às disciplinas importantes à formação em uma área escolhida do conhecimento e não tem, fundamentalmente, um compromisso ético. Porém, “educar” é, como dito acima, um processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano. “Educar” existe quando o “ensinar” obedece a um programa que leva em consideração questões filosóficas concernentes ao ser humano. É quando temos um educador e um educando, e é quando temos a Filosofia da Educação.

A Educação tem por elemento o desenvolvimento da personalidade, a moldagem do indivíduo aos mais altos padrões de comportamento individual no contexto social, ainda que sua atuação se refira a uma área restrita do conhecimento. Por exemplo: ensinar-lhe mecânica não dá a um jovem nada além de conhecimentos aplicáveis ao desenho, fabricação manejo e concerto de mecânica, aos quais ele pode utilizar para si próprio. Educá-lo para ser um mecânico é diferente. Pressupõe que ele, além de conhecer as técnicas da mecânica, será moralmente correto no exercício de sua profissão e estará bem inserido na sociedade como mecânico.

O ensino está, portanto, na base do aprendizado em uma área específica de atuação, mas não muda necessariamente a personalidade do aprendiz. Mas Educação só existe quando ensino transcende o campo específico de uma disciplina para acrescentar à personalidade do sujeito conhecimentos para o comportamento ético e cidadão.                    

No interesse da sobrevivência ensinam-se técnicas, no interesse da nobreza de caráter ensinam-se valores morais. Conjuntamente, isto é educar. O mestre que educa deve atuar não só como professor de uma disciplina mas também como educador. Pode educar com o seu exemplo de pontualidade, de asseio, de correção e polidez no falar, e de muitas outras maneiras que ficarão na memória dos alunos como postura nobre a ser imitada. Me parece recomendável que, nesse sentido, haja também um bom entrosamento entre o professor e o Orientador Educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com