TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto sobre definições de concepções de: Criança, Educação Infantil e Ensino Fundamental

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

1ª Etapa

Passo 1- Equipe, leitura de textos.

Passo 2- Pesquisar nos texto as definições de Concepções de: Criança, Educação Infantil e de Ensino Fundamental

Passo 3- Texto

Texto sobre definições de concepções de: Criança, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

As definições de Infância das crianças se modificaram no decorrer do tempo de acordo com parâmetros ideológicos, pois antigamente as crianças eram vistas apenas como pequenos adultos, sem muitas características que as diferenciassem, e desconsideravam seus mereces como cuidados especiais. De certa forma, antigamente a educação da criança visava o desenvolvimento de suas potencialidades naturais, sendo assim, transformando-as num investimento lucrativo para o estado, ela é vista como uma força de produção que traria lucros em longo prazo. Nisso as crianças não se exprimia mais pela distração e pela brincadeira, mas pelo interesse psicológico e preocupação moral.

Nos dias de hoje as crianças são pura espontaneidades, havendo assim suas necessidades, seus direitos e suas liberdades. Os adultos também deveriam ser como crianças, pois quando crescem deixam de ter ‘liberdades e autonomia’. O homem através de seus costumes civilizados aprendeu a sufocarem seus afetos e desejos, eles não seguem seus destinos como a criança. As crianças geram capacidades enormes como não guardarem mágoas, serem livres, não sentem culpa pelos fatos que realizam, possuem forças e tem o seu próprio poder de construções e destruições, assim também funciona com crianças com deficiências.

Em outro ponto de vista, muitas crianças são impedidas de agirem de certas formas pois o sistema educacional brasileiro ainda não se modificou o suficiente para atender as especificidades e necessidades educativas dos

[pic 2]

alunos com deficiências graves. Isso acaba influenciando na rede educacional, pois o maior desafio para a Educação hoje é modificarem-se e aprenderem a conviver com dificuldades de adaptação, gostos, interesses e níveis diferentes de desempenho escolar.

A construção de uma pedagogia para educação infantil enfatiza vários direitos de ser criança, sendo assim, proporcionando situações de cuidado, brincadeiras, aprendizagens, desenvolvimentos e até mesmo conhecimentos amplos de realidades sociais e culturais.

Entre todos os recursos, pode-se compreender que para ela conhecer o ‘mundo’ envolve o afeto, o prazer, o desprazer, a fantasia, a ciência, a linguagem, a forma integrada, etc...pois a vida é uma lição que a cada dia você passa a ter noções/aprendizagens de algo inesquecível e duradouro. Todos esses são direitos e deveres das crianças e adolescentes, pois projetos educativos vão além de atitudes e práticas sociais não discriminatórias. Crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como aponta a ‘Lei de Diretrizes e Bases da Educação’. Tudo permite aos estudantes concluir a educação básica dominando conhecimentos e habilidades que possibilitem escolher rumos na vida adulta,  tendo assim suas noções entre suas ações cognitivas e sociais

[pic 3]

Passo 4- Informações sobre o Ensino Fundamental

  1. Qual é a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?

Etapa de Ensino

Faixa Etária Prevista

Duração

Educação Infantil

Até 5 anos de idade

5 anos

Creche

Até 3 anos de idade

3 anos

Pré-escola

4 e 5 anos de idade

2 anos

Ensino Fundamental

Até 14 anos de idade

9 anos

Anos iniciais

De 6 a 10 anos de idade

5 anos

Anos Finais

De 11 a 14 anos de idade

4 anos

  1. Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?

De acordo com a resolução nº 3 de 03/08/2005, a faixa etária prevista para a educação infantil é de até 5 anos.

  1. Professores Contratados inicialmente pra trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?

Cada sistema de ensino deverá observar a legislação vigente quanto à contratação dos profissionais de educação (professores), pois algumas leis estabelecem a mesma carreira e concurso para a atuação tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. Outras, no entanto, definem carreira e concurso com atuações distintas, ou seja, específicas para a atuação na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental.

[pic 4]

  1. No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano se destina a alfabetização?

Não. Mesmo sendo o primeiro ano uma possibilidade para qualificar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento, não se deve reduzir a essas aprendizagens, restringindo o desenvolvimento das crianças dessa faixa etária à exclusividade da alfabetização ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Por isso é importante que o trabalho pedagógico implementado assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento.

  1. O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o mesmo trabalhado no último ano da pré-escola de seis anos?

Não. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não é lugar para preparar, de forma exclusiva, as crianças para o Ensino Fundamental. Ela possui objetivos próprios, que devem ser alcançados na perspectiva do desenvolvimento infantil, respeitando, cuidando e educando crianças em um tempo singular da primeira infância. No caso do primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança de 6 anos, assim como as demais crianças de 7,8,9 e 10 anos de idade, precisam de uma proposta curricular que atenda às características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com