TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte Como Direito Social

Por:   •  26/9/2021  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Esporte como direito social

Entrevista realizada com Rogerio Sampaio, Diretor Geral do COB. A entrevista tem início com o apresentador do programa dando conceitos do que seria direito social, assim ele apresenta vários exemplos, como a segurança, saúde, educação, transporte e esporte.

O convidado Rogerio Sampaio descreve o esporte como um direito social essencial, devido ele contribuir na formação de indivíduos, seja essa contribuição no físico ou profissional. Rogerio fala sobre a responsabilidade da pratica dos esportes, ele declara que essas responsabilidades não são obrigações, mas sim organizações de esportes espalhados pelo país, pois para a pratica de esporte não é preciso que isso seja necessariamente feito em locais públicos.

Sobre os recursos que são destinados ao esporte, Rogerio evidencia que esses mesmos deixam a desejar, o orçamento colocado na ponta da caneta não é o suficiente para suprir uma população inteira. Diante disso, Rogerio informa sobre as distribuições de alguns recursos sobre programas de incentivo a atletas, na qual alguns classificados tem direito a bolsas. No entanto, ele também fala que essas bolsas são apenas um apoio, já que as mesmas não são de valores altos.

O diretor geral do COB, fala sobre a realização de eventos esportivos, tais são realizados para demonstrar a população a tamanha importância do esporte. Isso também se caracteriza como uma boa forma de adquirir recursos, pois é evidente que a uma grande movimentação de capital ao ser realizado um evento de esportes, o capital vai para quem organiza, quanto para as pessoas que frequentam os eventos.

Em certo ponto da entrevista é mencionado “democratização do esporte”, o convidado Rogerio destaca sobre a não necessidade de exclusão de algumas pessoas que não portam habilidades pra competição, aqui o que importa é a busca pela pratica esportiva. Falando sobre identidade nacional é discutido sobre o preconceito referente a capoeira, tal modalidade era descriminada por motivos raciais. O apresentador relata sobre modalidades as quais não fazem parte do comitê olímpico, Rogerio indaga que mesmo essas modalidades não fazerem parte do comitê olímpico elas ainda são importantes, algumas dessas modalidades são praticadas apenas em regiões especificas.

No termino da entrevista é falado sobre os investimentos terem baixado, e o Brasil herda um legado físico graças a vários eventos que aconteceram, e graças também a isso, os atletas possuem ambientes no qual podem praticar suas determinadas atividades. Graças a esses espaços, os atletas vão ser melhores preparados e condicionados. Rogerio se mostra animado, pois de acordo ele, mesmo havendo diminuição nos recursos em algumas modalidades, isso pode ser vencido graças as estruturas que ficaram, fruto dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com