TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio 1 Pedagogia

Artigos Científicos: Estagio 1 Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  10.468 Palavras (42 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 42

APRESENTAÇÃO

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o acadêmico tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre as futuras ações pedagógicas.

Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.

Os estágios curriculares são regidos pela seguinte legislação:

 Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

 Resolução CNE/CP.2, de 19 de fevereiro de 2002 – institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura de Educação Plena de Formação de Professores de Educação Básica em nível superior.

 Resolução CNE/CP. Nº 1, de 15 de maio de 2006 – institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura Lei nº 11.788, 25/09/2008.

Abaixo, discorre sobre o relatório do estágio curricular, cuja carga horária/sala de aula, totalizou 100 horas, sob a supervisão da Coordenadora do Polo Lilian dos Santos, em conformidade com a organização curricular do curso de Pedagogia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

INTRODUÇÃO

No período em que estagiei no Centro Educacional Olavina Calazans, localizado no Loteamento Santa Julia, Quadra G lote 18 e 19 , - Itinga– Lauro de Freitas- Ba

Pude perceber que a população é de classe média, os alunos em sua maior parte têm condições ótimas de conforto assim com um núcleo familiar estável. Demonstrando-se educados e respeitoso com a equipe e funcionários da escola, salvo algumas exceções onde demonstram um pouco de “manha" serem em muitas situações filhos únicos de uma situação financeira estável.

A Instituição tem a seguinte organização administrativa:

Vice Diretor: Alisson Jeferson da Silva Ferreira

Coordenadora Pedagógica: Isa Cristiane Silva Croesy

Supervisora Educacional: Alenidia shirle da Silva Ferreira

02 – Secretárias

01- Orientador Educacional

18 - Professores;

04 - Merendeiras;

02- vigias;

02 – Inspetores de aluno;

06 – Ajudantes Gerais;

Quanto aos Professores que atendem as crianças desta escola, possuem a titulação, conforme legislação vigente, bem como, a participação em programas de formação permanente, que tem o compromisso de monitorar a evolução das práticas pedagógicas ao longo do processo de qualificação docente.

Atualmente a Instituição de Ensino citada oferece Ensino que atende aproximadamente 360 alunos que permanecem em dois turnos separados.

Dividindo-se em dois períodos:

Matutino e Vespertino.

A escola funciona das 07:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira.

Tem como objetivo promover, ampliar e fortalecer a integração entre escola e comunidade, contribuindo para melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz.

CARTA DE APRESENTAÇÃO

São Paulo, 01 de Março de 2013.

ASSUNTO: Estágio curricular de alunos do Curso de Pedagogia

Senhor (a) Diretor (a)

Em obediência ao estabelecido pela legislação do Conselho Nacional de Educação – Pareceres CNE/CP 009/2001, CNE/CP 021/2001 e resoluções CNE/CP 01/2002, CNE/CP 02/2002 –, vimos solicitar autorização para que nossos alunos possam estagiar na instituição que Vossa Senhoria dirige.

Colocando-nos, e a nossos professores, ao inteiro dispor de Vossa Senhoria, para o que se fizer necessário e, aproveitando o ensejo, apresentamos, antecipadamente, nossos agradecimentos.

Atenciosamente,

Profª. Ms. Adriana Beatriz Botto Alves Vianna

Coordenadora do Curso de Pedagogia

Universidade Cidade de São Paulo

FICHA DE CREDENCIAMENTO

1 CREDENCIAMENTO

O aluno abaixo designado está credenciado, por esta Universidade, a solicitar a devida autorização para realização de estágio curricular, declarando submeter-se a todas as determinações legais.

São Paulo, 01 de Março de 2013.

_________________________

Coordenador do pólo

2 DADOS REFERENTES

2.1 Ao aluno estagiário:

a) Aluno: Verashyrle Maria da Silva Ferreira RG :00617776 09

b) Curso: Pedagogia

2.2 Ao estágio:

a) Carga Horária: 100 horas

b) Foco

( ) Ed. Infantil ( ) Séries Iniciais do Ens. Fundamental ( X ) Gestão Escolar

3 INSTITUIÇÃO ACOLHEDORA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com