TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Pedagogia

Trabalho Universitário: Estagio Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

A gestão escolar é a parte fundamental, integrante numa unidade escolar. Não se pensa em escola sem gestor. Seja gestor administrativo/financeiro, gestor pedagógico e gestor de recursos humanos. Todos compõem a unidade escolar com a importância que cada área exige, compete.

Unidos em um só objetivo, a aprendizagem do educando, visando suprir suas necessidades, sua realidade, seu tempo de aprendizagem. Cada ser é único, cada ser apresenta uma dificuldade e cabe ao gestor trabalhar para sana-las.

O gestor precisa estar em pleno desenvolvimento de aprendizagem, para supri as necessidades que a cada dia surge. Pois a aprendizagem não acontece somente na unidade escolar, ela ultrapassa os muros da escola. Com a globalização e a tecnologia avançada de hoje em dia, o professor precisa estar em constante conhecimento, para acompanhar esses avanços e esclarecer as duvidas que o aluno traz consigo.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio

O Estágio Supervisionado é um período de estudos práticos para a aprendizagem e experiências. Envolve ainda supervisão, revisão, correção e exame cuidadoso da rotina escolar.

O início do estágio se dá a uma breve investigação da unidade escolar, para conhecer a realidade da escola e elaborar um diagnóstico dos problemas e soluções vivenciados - aspectos físicos, legais, administrativos e pedagógicos.

Para levantamento desses dados foram realizadas entrevistas com a diretora, vice-diretora, coordenadora pedagógica, professores e equipe de apoio técnico e administrativo além de analisar os documentos e grade curricular.

Com a análise do documento PPP, instrumento pedagógico que define ações educativas e apresentam características necessárias à escola é que se dá a ação interventora e a definição coletiva dos rumos da escola no contexto educacional atual. Levando a comunidade escolar perceber a complexidade que existe nos momentos de participação, discussão e inter-relação entre os seus membros e na definição dos caminhos de melhoria do processo educativo.

A elaboração do projeto de intervenção contribui na melhoria da proposta pedagógica, na oportunidade de conhecermos e participarmos do funcionamento da gestão, obtendo conhecimentos necessários a formação pedagógica.

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

É um momento útil e vital para a formação profissional do educando, pois proporciona melhoria no processo ensino aprendizagem.

Tem como finalidade a experiência prática de todos os estudos teóricos.

Momento que o aluno observa, analisa, registra e compreende toda vivência escolar. Sua rotina, características, metodologia, formas de ensinamento, aprendizagem e intervenções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com