TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular Obrigatório

Por:   •  21/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

        

[pic 8]

Relatório Final de Estágio Curricular Obrigatório III: Atividades Desportivas,  do Curso de Educação Física Bacharelado apresentado a Faculdade Única de Ipatinga/MG como requisito parcial e obrigatório para finalização das atividades de Estágio Supervisionado.

Tutor/a de Estágio: Maximiliano Gonçalves Oliveira

FRANCISCO DUMONT-GO

2022

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo de relatar sobre as experiências adquiridas no estágio curricular obrigatório do curso de Graduação para Bacharelado: Educação Física. A prática desse estágio traz a importância de aplicar todo conhecimento adquirido na sala da universidade, com o intuito de ampliar os seus conhecimentos e aprimorar as suas habilidades na sua área de atuação profissional.

No campo de estágio Treinamento Desportivo, a prática voltou-se para a dança, que beneficia o fortalecimento muscular, melhoramento cardiovascular, tendo uma melhor aplicação na interação social e autoconfiança do aluno.  As atribuições de Treinamentos Desportivos foram feitos na Academia Bel Fitness, localizada na Rua Sebastião Cordeiro Valadares, n° 39, no centro de Papagaios-MG.

O estágio teve início no dia 23/06/2022 e teve a finalização no dia 15/07/2022, com a carga horária de 30 horas semanais, assim tendo que ter 6 horas diárias totalizando até o final do estágio com a carga horaria de 100 horas. Tais horas foram utilizadas para ter a maior vivência nas atividades de Treinamento Desportivo, e também tendo o melhor conhecimento de como um profissional deve se portar no dia-a-dia.

É importante ressaltar a ética profissional dos demais colaboradores da academia, sempre disponibilizando ajuda para qualquer dúvida respectiva ao estágio. Na academia sempre mantendo um padrão de união entre os colaboradores para sempre obter um maior de fluxo de alunos, atendendo a população de diferentes faixa etárias.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Caracterização do local

A Academia Bel Fitness é uma instituição voltada para a musculação, dedicando-se à saúde física, entretanto a instituição possui um espaço para as aplicações de Treinamento Desportivo com atividades de dança, tendo um espaço amplo que comporta grandes quantidades de alunos, a busca pela prática da dança se tornou comum entre os mais velhos, visto que por se tratar de uma modalidade mais flexível e de curto esforço físico.

 

  1. O período de observação e prática

 

O período de observação foi de grande importância para a efetuação do estágio. Para que o estagiário possa se adaptar com o ambiente que irá trabalhar futuramente.

A academia é bastante prestigiada, uma instituição de grande respeito graças a capacitação dos seus provisionais e ao seu excelente atendimento ao público, sempre criando interações dinâmicas e coletivas.

Toda a estrutura da academia é bastante arejada para gerar conforto aos alunos. A academia disponibiliza alguns materiais para as aulas como:

  • Caixa de som;
  • Microfone;
  • Cronômetro;
  • Espelho.

A academia tem início das suas atividades as 6:00 da manhã fechando as 12:00 para o almoço com o retorno as 13:00 e assim finalizando as suas atividades do dia as 18:00, funcionando de segunda a sexta. Para manter a qualidade no atendimento se mantém um cronograma de revezamento, sempre havendo um profissional de Educação Física disponível para os alunos. A academia gerou tal cronograma para sempre manter a produtividade dos profissionais e a organização do ambiente de estágio, realizando sua higienização após o encerramento de todas as atividades.

Todos os profissionais de Educação Física mantém um cronograma de aula afim de exercer as suas atividades, visando sempre manter um ritmo de eficiência para os seus adeptos. Os profissionais realizam o acompanhamento pessoal de cada aluno para sempre o auxiliar da melhor forma quanto as suas dificuldades e superações.

Sara Stéfane de Barcelos Moreira, orientadora responsável por supervisionar o estágio e programar as atividades, realiza acompanhamentos intensos com os seus alunos, sempre anotando as dificuldades de todos os praticantes afim de preparar atividades de dança que incluem não só suas limitações como também um futuro progresso em cima de tal situação.

 Pode-se observar que a ética profissional da professora regente é totalmente condizente com um profissional de Educação Física. Sempre conversando de  maneira respeitosa com todos os alunos, carismática e culta em suas falas, preservando a ausência de gírias e palavras informais. Suas vestes repassam o mesmo respeito, roupas neutras e confortáveis visando as práticas exercidas por ela.

  1. O período de atuação

Conforme fora solicitado no plano de estágio, foram elaboradas atividades referentes ao treinamento  desportivo, tendo como foco as práticas de danças. As atividades de dança são elaboradas com o auxílio de professores qualificados, juntamente ao profissional de Educação Física que se dedicam ao desempenho de um bom trabalho, com intuito de melhor atender todos os praticantes que buscam a academia em prol da qualidade de vida.

Primeiramente houve um diálogo para aferir o cronograma e como era feita a organização de aulas pela academia. O estagiário tinha como responsabilidade criar a aula de dança, visando abranger todos os alunos e suas limitações individuais.

A Atividade Desportiva tem como objetivo melhorar a respiração, evitar problemas cardiovasculares, desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. Ter um profissional auxiliando é essencial para evitar lesões futuras.

Importante ressaltar que o estágio é de grande importância para a formação de um bom profissional de Educação Física, podendo o estagiário aplicar o conhecimento aprendido durante o seu curso de formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com